Navegar

20/06/2023

Ciência Hoje destaca projeto liderado pelo Centro Pi

O artigo “Metaverso: uma nova e poderosa ferramenta de pesquisa”, publicado neste mês na revista Ciência Hoje, discorre sobre a aplicação da tecnologia que vai da medicina e construção à educação e proteção do patrimônio cultural.  

Escrito por Luiz Velho, pesquisador do Visgraf (Laboratório de Visão e Computação Gráfica – IMPA), Jorge Lopes, do INT (Instituto Nacional de Tecnologia), Matteo Moriconi (VFXRio), Heron Werner (Dasa) e Sergio Alex Kugland de Azevedo, do Lapid (Laboratório de Processamento de Imagem Digital), o texto aborda ainda o Space-XP, projeto liderado pelo Centro Pi e apoiado pela Faperj (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro), cujo principal objetivo é o uso da realidade expandida para beneficiar áreas socioeconômicas significativas. 

Leia mais: Piauí cria torneio de matemática para alunos da rede estadual
Confira as oportunidades de trabalho no IMPA
Imprensa destaca apoio do governo ao IMPA Tech

Desenvolvido por um consórcio de laboratórios, o  Space-XR gera visualizações 3D imersivas para uso médico através de ferramentas matemáticas e suas aplicações. Os modelos virtuais desenvolvidos auxiliam em áreas como medicina fetal, neurologia, cardiologia, ortopedia e transplantes.

“A XR oferece oportunidade de aprendizado interativo, especialmente, na área de saúde, para simular procedimentos cirúrgicos, treinar profissionais e otimizar a produção. Para estudantes, a experiência virtual pode ser mais instrutiva do que o ensino tradicional, com vantagens éticas e de segurança”, destaca o texto. 

O texto ainda aborda como o metaverso contribuiu para preservar o patrimônio cultural do Museu Nacional, no Rio, que pegou fogo em 2018. Antes do incêndio, diversos monumentos e sítios arqueológicos foram escaneados e atualmente podem ser explorados através da realidade virtual. A publicação completa está disponível neste link.

Leita também: Inscrições abertas para o prêmio ‘Elisa Frota Pessoa’
Folha: Viana conta trajetória de Nicholas Saunderson