Navegar

02/06/2023

Cerimônia de premiação da OBMEP é destaque na imprensa

A maior premiação nacional da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) foi destaque em diversos veículos de imprensa ao longo deste mês. O Globo, Agência Brasil, O Dia, Rádio CBN, Rádio Tupi, Rádio Globo e Roquette Pinto noticiaram a cerimônia inédita que reunirá medalhistas de ouro da 16ª e da 17ª edições da olimpíada em Florianópolis (SC), em 5 de junho. 

Em matéria publicada na última terça (30), O Globo informou que o encontro vai reunir 1089 estudantes de todo o Brasil em uma cerimônia inédita. “Este ano a cerimônia nacional de premiação terá um sabor muito especial, pois estamos juntando os medalhistas de duas edições distintas. Serão mais de mil medalhistas de ouro, vindos de todos os recantos do Brasil”, disse Marcelo Viana, diretor-geral do IMPA.

Na Agência Brasil, uma medalhista de ouro de Campos Novos (SC) compartilhou a emoção em poder receber a medalha na cerimônia. Isabela Besen, de 14 anos, foi a primeira aluna a conquistar a premiação máxima da OBMEP na sua cidade. “Várias colegas vieram me pedir conselho para conseguir passar na prova”, revelou a jovem. 

Leia mais: Bruno Braga é atraído pela beleza da matemática
Folha: A importância de Silva Dias para a biblioteca do IMPA
Inscrições abertas para simpósio de professores de Matemática

Em entrevista ao portal, Claudio Landim, diretor-adjunto do IMPA e coordenador-geral da OBMEP, enfatizou a grandiosidade do evento. 

“Nunca tivemos tantos alunos sendo premiados. Com a pandemia, não pudemos organizar a cerimônia de premiação, de modo que, este ano, vamos premiar os alunos que ganharam medalha de ouro em 2021 e 2022. Serão mais de mil alunos presentes na cerimônia, de todos os lugares do Brasil, muitos vão viajar de avião pela primeira vez.”

A matéria também abordou as personalidades que serão homenageadas na cerimônia, como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que também era o presidente quando a OBMEP foi criada, em 2005. Além dele,  a lista inclui o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, titular do Ministério da Educação na época da criação da OBMEP; o ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Sergio Rezende; o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e o secretário municipal de educação do Rio, Renan Ferreirinha, multimedalhista da OBMEP quando aluno.

O evento também foi veiculado na IstoÉ, IstoÉ Dinheiro, Meia Hora, O Debate, no site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, entre outros. 

Atividades em Florianópolis 

O evento de premiação dos medalhistas de ouro da OBMEP acontece durante três dias. Os estudantes chegam em Florianópolis no domingo (4) e permanecem na cidade até terça-feira (6). A organização da OBMEP promove toda a logística do evento para que os alunos a partir do 6º ano do Ensino Fundamental tenham uma experiência única. Além da cerimônia de premiação, os jovens participam de jantar de boas-vindas, sorteio de brindes, palestra com pesquisador do IMPA Paulo Orenstein, jogos matemáticos e muito mais. 

Criada e realizada pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), com apoio da SBM (Sociedade Brasileira de Matemática), a competição é promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Leia também: INCTMat abre chamada de apoio a eventos científicos