Navegar

12/04/2022

IMPA lança Olimpíada Mirim, para alunos do 2º ao 5º ano do EF

Maior olimpíada científica do país, a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) pretende identificar talentos ainda mais jovens na matemática. A organização está lançando a Olimpíada Mirim, primeira competição científica da área voltada para alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Escolas públicas municipais, estaduais e federais de todo o Brasil podem se inscrever a partir de 2 de maio. 

O objetivo é incentivar o ensino da matemática e transformar a relação das crianças com a disciplina nas séries iniciais, introduzindo aspectos criativos e lúdicos no processo de aprendizagem.

Leia mais: Estudo alemão conclui que peixes são bons de aritmética
Membros da embaixada e do consulado francês visitam IMPA
Em coluna na Folha, Viana comenta “alergia à matemática”

Para o coordenador-geral da OBMEP, Claudio Landim, diretor-adjunto do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a novidade é mais um passo em direção à melhoria da qualidade da educação básica. “No país, o gargalo do ensino da matemática se situa nos primeiros anos escolares e é um desafio elaborar perguntas instigantes para alunos que ainda estão em alfabetização”, afirmou.

Em 2018, o IMPA começou o processo de inclusão dos anos iniciais com a OBMEP – Nível A, voltada para alunos dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Agora, com a Olimpíada Mirim, o projeto foi ampliado para atender os estudantes do 2º e do 3º ano.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas entre 2 de maio e 16 de junho pelas escolas ou secretarias de educação no site da Olimpíada Mirim – OBMEP, que será disponibilizado em breve, assim como o regulamento. O responsável pela candidatura deve informar o número total de alunos participantes por nível: Mirim 1 (2º e 3º anos do Ensino Fundamental) e Mirim 2 (4º e 5º anos do Ensino Fundamental). Não é necessário fazer a inscrição nominal de cada estudante.

A Olimpíada Mirim será realizada em duas fases, ambas aplicadas pelas escolas. A 1ª fase ocorre em 30 de agosto, e consiste em uma prova classificatória composta de quinze questões objetivas (múltipla escolha). Alunos classificados nesta etapa poderão participar da 2ª fase, em 11 de outubro, também composta de quinze questões objetivas. O conteúdo das provas corresponde ao grau de escolaridade dos alunos, que são divididos em dois níveis: Mirim 1 e Mirim 2.

A 1ª Olimpíada Mirim é uma realização do IMPA, com apoio da B3 Social, da CAPES e do CNPq, além da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A competição é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pelo Ministério da Educação (MEC).

Leia também: Estudar no IMPA é concretização de “um sonho distante”
Escola filantrópica em MG prepara alunos para OBMEP