Navegar

06/04/2022

Membros da embaixada e do consulado francês visitam IMPA

Membros da embaixada francesa e do Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS, na sigla em francês) da França, puderam conhecer de perto a atuação e instalações do IMPA na tarde desta quarta-feira (6). O instituto recebeu a visita de Olivier Giron, conselheiro de cooperação e de ação cultural da Embaixada da França; Alain Arnaudet, assessor de cooperação e de ação cultural do Consulado-Geral da França no Rio de Janeiro; e Olga Anokhina, diretora do Escritório CNRS na América do Sul.

Leia mais: Em coluna na Folha, Viana comenta “alergia à matemática”
IMPA 70 anos: laboratórios realizam pesquisas inovadoras
Estudar no IMPA é concretização de “um sonho distante”

“A visita faz parte dos contatos regulares do IMPA com o sistema científico da França, que é nosso parceiro prioritário, e também serviu de preparação para a renovação do acordo que classifica o IMPA como International Research Laboratory da agência francesa CNRS. A assinatura do acordo terá lugar em outubro, durante as comemorações do 70º aniversário do IMPA”, frisou o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, que recebeu os visitantes. 

A International Research Laboratory – IRL2924 Jean-Christophe Yoccoz CNRS/IMPA é uma unidade de pesquisa do CNRS, localizada no IMPA. Criada em 2006 por meio de um acordo entre o IMPA e o CNRS, a unidade permite aos matemáticos franceses visitar o IMPA e colaborar com colegas brasileiros da área. A partir de 2017, a IRL2924 passou a homenagear Jean-Christophe Yoccoz, que foi por muito tempo visitante e amigo da matemática brasileira.

Leia também: Escola filantrópica em MG prepara alunos para OBMEP
Oportunidade para Analista de Sistemas e Redes