Navegar

20/12/2017

Bolsas de estudo em memória de Maryam Mirzakhani

Crédito: Mott Carter/Clay Mathematics Institute

Maryam Mirzakhani se tornou um ícone sem querer sê-lo, destacou a prestigiosa Nature no obituário da iraniana morta em julho deste ano, aos 40 anos, de câncer de mama. Única mulher a receber até agora a Medalha Fields (2014), honraria máxima da Matemática, ela atuou, especialmente, em estudos das superfícies de Riemann. Em sua memória, a Stanford University e a University College London estão oferecendo bolsas de estudo para atrair e apoiar novas gerações de matemáticos.

Leia também:

Em visita ao IMPA, grupo pede prova da OBMEP em Libras

Olimpíada também descobre professores de excelência

Impa conquista Prêmio Jatobá de comunicação corporativa

Na Stanford University, a iniciativa foi possível graças à doação de US$ 800 mil à Escola de Humanidades e Ciências pelos engenheiros e empresários Rouzbeh Yassini-Fard e Anoushem Ansari para a criação da Maryam Mirzakhani Graduate Fellowship. Os recursos visam apoiar estudantes da graduação do Departamento de Matemática, onde Maryam lecionava.

Ao site da instituição, os iranianos-americanos Yassini-Fard, conhecido como o pai do modem e CEO da YAS Capital Partners, e Ansari, cofundadora e CEO da empresa de tecnologia Proda, disseram que Maryam foi uma inspiração.

“Suas contribuições para a Matemática são tão significativas quanto as inovações revolucionárias de Al-Khwarizmi, o pai da álgebra, há mais de 12 séculos”, declarou Yassini-Fard, que acrescentou: “Espero que essa bolsa motive muitos jovens, especialmente outras mulheres matemáticas, a prosseguir na área e realizar pesquisas inovadoras, e que elas se inspirem e sejam tão humildes e mundialmente impactantes como Maryam foi”. 

Em Londres, a Persia Educational Foundation criou uma bolsa para apoiar a educação de mulheres de língua persa, de qualquer idade e cidadania, inscritas em algum mestrado em Ciências ou, no ano final, em um doutorado em STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) na University College London. A bolsa de estudos será no valor de 1.500 libras esterlinas. As candidaturas para o período de 2018 a 2019 já estão abertas. Mais informações pelo e-mail: info@persia.education.