Navegar

22/03/2018

Inscrições para a 14ª OBMEP terminam no dia 2 de abril

Atenção, escolas públicas e privadas de todo o Brasil! As inscrições para a 14ª edição da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) se encerram em 2 de abril, logo depois do feriado da Páscoa. Desde 21 de fevereiro, escolas municipais, estaduais, federais e privadas, que atuam no Ensino Médio e do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, estão convidadas a participar da OBMEP. 

As inscrições devem ser realizadas pelas escolas exclusivamente pelo site da OBMEP (www.obmep.org.br). As provas serão aplicadas nos dias 5 de junho (primeira fase) e 15 de setembro (segunda fase).

Leia também: IMPA lança pedra fundamental de seu novo campus na sexta
Entrevista de Marcelo Viana à Fapesp: “Uma equação difícil”
IMPA divulga resultado de edital para parceria em treinamentos

Maior competição científica do Brasil, 18,2 milhões de estudantes se inscreveram na olimpíada em 2017, que, pela primeira vez, foi aberta aos colégios particulares.

Além de descobrir jovens talentos na Matemática, a OBMEP contribui para estimular o estudo da disciplina e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento.

Estudos independentes indicam que escolas que participaram ativamente da competição apresentaram melhora no desempenho dos alunos de 26 pontos na Prova Brasil, o equivalente a 1,5 ano de escolaridade extra.

Histórico

Criada pelo IMPA em 2005 e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a competição é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC). Ela integra as atividades do Biênio da Matemática Gomes de Sousa 2017-2018.

Leia também: Matemático Chaim Samuel Hönig morre, em SP, aos 92 anos
Robert P. Langlands é o vencedor do Prêmio Abel 2018
Museu do Amanhã mostra a beleza escondida da Matemática