Mestrado Profissional em Métodos Matemáticos em Finanças

Este Programa, desenvolvido em cooperação com a Escola de Matemática Aplicada (EMAp) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), é stricto sensu e aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Destina-se à formação de profissionais qualificados, com apurado conhecimento na área de modelagem matemática e computacional, que buscam aprofundar-se em finanças quantitativas, análise de risco e instrumentos financeiros. O foco do programa está nos aspectos práticos das finanças e na utilização dos métodos matemáticos e computacionais e tecnologias de ponta.

 

Disciplinas

Todas as disciplinas – exceto Tópicos de Análise – devem ser acompanhadas por um monitor que desenvolverá programação em MATLAB ou Python de todos os tópicos.

 

financas_2017Orientações acadêmicas

Cada aluno matriculado no IMPA tem um professor orientador, designado tão logo seu pedido de admissão seja aceito. Cabe ao orientador aprovar o programa de estudos do candidato no começo de cada período.

O candidato admitido deve comparecer à Divisão de Ensino, onde vai receber a documentação necessária para apresentar ao orientador e iniciar a sua programação de estudo.

 

Projeto de fim de curso

O projeto de fim de curso deverá ser orientado por um professor do IMPA com a coorientação de um profissional da área. A inscrição na disciplina de projeto de fim de curso corresponderá a 2 créditos. Depois de redigido o projeto, o aluno deverá entregar um exemplar à Coordenação do Programa e fazer uma exposição oral perante uma banca composta de três professores, nomeada pela Comissão de Ensino. Uma vez aprovado pela banca, o candidato deverá entregar um exemplar em versão eletrônica, para constar da documentação do IMPA.

 

Projeto Defendidos