Navegar

28/12/2022

Na Folha de S. Paulo, Marcelo Viana desafia leitores

Crédito: Freepik

Reprodução da coluna de Marcelo Viana na Folha de S. Paulo

É tradição desta coluna encerrar o ano com um convite aos leitores para que se divirtam em família com desafios de matemática e lógica. Espero que gostem!

1. Ada e Bia gostam de jogar tênis apostando R$ 1 em cada partida. Ada ganhou três apostas, mas acabou perdendo cinco reais. Quantas partidas elas jogaram?

Leia mais: Retrospectiva 2022: Ucraniana é 2ª mulher premiada com Fields
Retrospectiva 2022: Festival atraiu 14 mil visitantes
Retrospectiva 2022: medalhas, empreendimentos e inovação

2. Em viagem, Malba Tahan depara-se com uma bifurcação na estrada: numa direção, fica Mentirópolis, onde todo mundo mente o tempo todo; na outra, está Verdadolândia, onde todos sempre dizem a verdade. Junto da bifurcação está um morador de uma das duas cidades, mas não sabemos qual. Que pergunta Malba Tahan deve fazer a essa pessoa para descobrir o caminho para Verdadolândia?

3. Todo dia, um navio sai do Rio de Janeiro para Lisboa e, no mesmo horário, outro navio sai em sentido contrário, de Lisboa para o Rio de Janeiro. Estou num destes navios, voltando para o Brasil, e sei que a viagem dura exatamente 12 dias e 12 noites em cada um dos sentidos. Quantas vezes, durante a viagem, o meu navio se cruzará no mar com outros indo em sentido contrário?

4. Três cowboys estão em fila. Ado, o mais alto, está atrás e vê os outros dois. Caio, o menor, está na frente e, por isso, não vê ninguém. Beto está no meio e só vê Caio. Os três estão perto e se escutam mutuamente. Enquanto estavam vendados, foram colocados chapéus em suas cabeças. Eles sabem que havia três chapéus pretos e dois brancos, mas os chapéus que restaram foram levados do local antes de que suas vendas fossem retiradas. Perguntado, Ado responde que não sabe a cor do seu próprio chapéu. Em seguida, Beto informa que também não sabe a cor do seu chapéu. Finalmente, Caio anuncia feliz que sabe sim a cor do seu chapéu. Qual é a cor, e como ele soube?

Respostas são bem-vindas pelo e-mail viana.folhasp@gmail.com.

Para ler o texto na íntegra acesse o site do jornal

Leia também: Ouro da Casa: IMPA homenageia funcionários por contribuição
IMPA comemorou 70 anos com homenagem, memória e eventos