Navegar

07/08/2020

Visgraf fará quatro cursos on-line no segundo semestre

Desenvolver habilidades em computação gráfica vem sendo um importante diferencial profissional, principalmente em tempos de pandemia. A partir de 18 de agosto, o Visgraf (Laboratório de Computação Gráfica do IMPA) vai dar início a quatro cursos on-line: “Ciência de Dados Aplicada”; “Tópicos em Desenho de Ilustrações Vetoriais em Paralelo”; “Processamento de Imagens” e “Seminário em Computação Gráfica”. Os cursos são abertos ao público e as inscrições vão até 16 de setembro. Clique aqui para se inscrever. Todas as transmissões serão feitas pelo Google Meet. 

“Estamos com uma programação especial para o segundo semestre, com propostas de temas que estão em alta como ciência de dados; processamento de imagens, tendência observada cada vez mais em empresas como Facebook e Microsoft, e técnicas usadas no SIGGRAPH 2020, o evento mais importante de computação gráfica do mundo”, afirma o pesquisador-líder do Visgraf Luiz Velho. 

Leia mais: Rafaela garante primeiro ouro de Suzanápolis (SP) na OBMEP
CBMM discute potencial do Brasil em ciência e tecnologia
Arte dá inspiração a José Ezequiel na matemática

O novo coronavírus e abordagem de bases relacionadas à pandemia serão destaque nas aulas de “Ciência de Dados Aplicada“. O público-alvo são estudantes familiarizados com alguma linguagem de programação ou que queiram se dedicar à linguagem Python. Alunos que quiserem ser avaliados, deverão realizar exercícios e apresentar um trabalho final. As aulas serão ministradas por Vitor Guerra, pós-doutorando do IMPA, e terão Hallison Paz, doutorando do Visgraf, como monitor. Para este curso, é necessário fazer uma pré-inscrição neste link. Dúvidas podem ser encaminhadas para vitorgr@impa.br.  

Para participar das aulas de “Processamento de Imagens“, é recomendado ter conhecimento sobre algoritmo e programação (C, C++, Java etc), álgebra linear e cálculo, e noções básicas de gráfica e imagem. Os encontros acontecerão virtualmente às terças e quintas-feiras, das 13h30 às 15h, e serão ministrados por Luiz Velho. As aulas terão como tema “Deep Video” (aprendizado de máquina profundo para vídeos). A bibliografia completa já está disponível

O pesquisador do IMPA Diego Nehab vai comandar as aulas de “Tópicos em Desenhos de Ilustrações Vetoriais em Paralelo”. Os alunos vão poder conhecer de perto técnicas que o professor usou no artigo “Convertendo primitivas contornadas em primitivas preenchidas equivalentes“, que será apresentado no SIGGRAPH 2020. As aulas serão às terças e quintas-feiras, das 17h30 às 19h. 

O “Seminário de Computação Gráfica” vai contar com uma série de apresentações de convidados internacionais, sob a organização de Luiz Velho. Um dos destaques é a “Echoes of SIGGRAPH 2020”. As aulas vão acontecer sempre às quartas-feiras, das 13h30 às 15h. No site do Visgraf, é possível visualizar a programação completa de palestrantes e temas que serão abordados. 

Leia também: A América foi descoberta muitas vezes, diz Viana na Folha
O treinamento para modelos matemáticos na pandemia