Navegar

30 de abril de 2019, 10:27h

Vinicius Ramos dá palestra sobre o trabalho de Ciprian Manolescu

Foto: UCLA Department of Mathematics

O pesquisador do IMPA Vinicius Ramos dará uma palestra, nesta quinta-feira (2), sobre o trabalho do matemático romeno Ciprian Manolescu, da Universidade da Califórnia. Manolescu foi contemplado recentemente com o E. H. Moore Research Article Prize 2019, da Sociedade Americana de Matemática (AMS, sigla em inglês), por resolver a conjectura da triangulação.

Leia também: Prêmio IMPA-SBM de Jornalismo 2019 abre inscrições
Aos 98 anos, morre Maurício Peixoto, fundador do IMPA
Matemático se dedicou a escola rural em Petrópolis, por décadas

Entregue a cada três anos, o Moore Prize é concedido ao melhor artigo de pesquisa publicado nos periódicos da AMS: “Journal of the AMS”, “Proceedings of the AMS”, “Transactions of the AMS”, “Memoirs of the AMS”, “Mathematics of Computation”, “Electronic Journal of Conformal Geometry and Dynamics” e “Electronic Journal of Representation Theory”.

No artigo “Pin(2)-equivariant Seiberg-Witten Floer homology and the triangulation conjecture”, publicado no “Journal of American Mathematical Society”, Manolescu conseguiu construir variedades topológicas em dimensão maior que quatro que não podem ser trianguladas usando teoria de calibre e homologia de Floer.

Na palestra, que acontecerá às 16h, no auditório 1 do IMPA, Ramos abordará o contexto do resultado e explicará as técnicas usadas por Manolescu para provar o teorema.

Leia também: Ex-pesquisador do IMPA Barry Rees James morre nos EUA
Beneficiária do Bolsa Família conquista medalha na OBMEP