Navegar

13/06/2024

TV Globo, Record e O Globo destacam premiação da OBMEP

Reprodução TV Globo

A cerimônia de premiação dos medalhistas de ouro da 18ª OBMEP, realizada nesta terça-feira (11) no Rio de Janeiro, foi destaque em diversos veículos de comunicação, como as TVs Globo, Record, SBT e Brasil; o jornal O Globo, as rádios CBN e Tupi, a Agência Brasil e muitos outros. 

Na TV Globo, a matéria destacou a importância da Olimpíada para a vida acadêmica dos medalhistas. Em entrevista, o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, falou sobre o caráter democrático da competição científica. “A olimpíada vai identificar aquele garoto, aquela garota, em qualquer lugar do país e dizer para o mundo: ‘está aqui um talento, alguém que pode ser aproveitado.”

Leia mais: Folha: ‘Duas décadas de Olimpíada de Matemática’
OBMEP premia 650 estudantes e Lula com medalhas de ouro
Jara explica ‘a matemática por trás dos alfinetes’

Entre os medalhistas ouvidos na matéria está o jovem João Vitor, de 18 anos, que subiu ao palco da cerimônia para receber sua quinta medalha de ouro. “é uma  inspiração para os amigos que vão vir e para os mais novos que já dou aula”, disse o estudante que, devido ao seu desempenho, recebeu uma bolsa de estudos para cursar o Ensino Médio. 

Já a Record destacou a entrega da honraria aos multimedalhistas pelas mãos do presidente Lula. “Essa é a lição mais importante: você tem que sacrificar algo para conseguir alguma coisa”, disse José Guedes ao repórter Pedro Paulo Spoletto.  A matéria destacou também que os premiados podem concorrer a vagas de graduação no IMPA Tech. 

Reprodução Jornal da Record

A premiação também foi destaque no jornal O Globo que ressaltou a fala do presidente Lula ao ser homenageado com a medalha honorária da olimpíada. “Eu sou o brasileiro que mais tem o título de doutor honoris causa sem ter um título de ensino superior. Eu acho que essa medalha de ouro significa muito mais do que muitos prêmios que recebi”, comentou o chefe de estado. 

O jornal também enfatizou a vinda da delegação do Rio Grande do Sul ao evento e a logística da OBMEP para possibilitar a viagem. “Entre os medalhistas presentes, cerca de 60 eram alunos do Rio Grande do Sul, que foram direta ou indiretamente afetados pelas chuvas no estado. A OBMEP, responsável pela logística de transporte dos estudantes, alterou passagens aéreas e ajustou as estratégias para atender às necessidades dos medalhistas”, escreveu a repórter Pâmela Dias. 

A Cerimônia Nacional de Premiação da OBMEP premiou na terça-feira (11) 650 estudantes de todo o Brasil com a medalha de ouro da 18ª edição, realizada em 2023. Além do presidente Lula, o evento contou com a primeira-dama, Janja Lula da Silva, os ministros Camilo Santana (Educação) e Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana.

Leia também: Inscrições abertas para o 7º Prêmio IMPA de Jornalismo
IMPA, SBM e MCTI lançam prêmio ‘Elas na Matemática’