Jara explica ‘a matemática por trás dos alfinetes’
Foto: Oxze Comunicação/Divulgação OBMEP
Com a palestra “A matemática por trás dos alfinetes”, o pesquisador do IMPA Milton Jara abriu as atividades do 18º encontro dos medalhistas de ouro da OBMEP nesta segunda-feira (10). A atividade faz parte de uma programação de três dias desenvolvida para os estudantes que se destacaram na edição da Olimpíada realizada no ano passado.
No evento, o pesquisador do IMPA falou sobre ferromagnetismo e alertou os estudantes que a matemática está em todo o lugar. “Para onde você olhar tem um problema matemático a ser descoberto”.
Leia mais: Lula participa da premiação da OBMEP nesta terça (11) no Rio
Inscrições abertas para o 7º Prêmio IMPA de Jornalismo
IMPA, SBM e MCTI lançam prêmio ‘Elas na Matemática’
Um dos medalhistas presentes no evento é o Thales dos Santos, de 12 anos, do Mato Grosso do Sul. Empolgado com o evento, o estudante disse que “gostaria de ganhar mais uma medalha de ouro só para viajar de novo com a OBMEP”.
Ao longo do dia, os 650 medalhistas de ouro participaram de gincanas e se reuniram para uma tarde de jogos. À noite, eles serão presenteados com uma grande festa de confraternização. Na terça-feira (11), ocorrerá a tão esperada Cerimônia Nacional de Premiação da OBMEP, que contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, dos ministros Camilo Santana (Educação), Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), do governador, Cláudio Castro, do prefeito do Rio, Eduardo Paes, além do diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana.
Foto: Oxze Comunicação/Divulgação OBMEP
A 18ª edição da OBMEP contou com mais de 18,3 milhões de participantes, do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, de 55,3 mil escolas públicas e privadas em 99,8% dos municípios brasileiros.
Leia também: Folha: ‘muitos vírus têm formato de sólidos regulares’