Navegar

24/06/2019

IMPA promove workshop sobre Teoria de Teichmüller

Foto: Imprensa/IMPA

O pesquisador do IMPA Mikhail Belolipetskiy, da área de Geometria Diferencial, abriu nesta segunda-feira (24) o workshop sobre “Teichmüller Theory, Hyperbolicity and Dynamics”, que será promovido até 28 de junho. O evento abordará a interação entre a teoria dos sistemas de Hitchin, a dinâmica hiperbólica e a teoria dos grupos geométricos no contexto da teoria de Teichmüller.

Com o tema “Arithmetic points in moduli spaces”, a apresentação de Belolipetskiy discutiu resultados, conjecturas e observações sobre a distribuição de pontos aritméticos em espaços de moduli. O curso pode ser assistido no canal do IMPA no Youtube

Leia também: Cátedra Jean-Morlet recebe Jorge Vitório em 2020
Prêmio IMPA-SBM de Jornalismo 2019 reúne 82 reportagens
Perelman e a solução para um dos problemas do milênio

“O interessante do workshop é que se trata de uma conexão de diferentes campos que convergem para um trabalho específico. Dessa forma, o tema acaba despertando o interesse de pesquisadores e estudantes de áreas e universidades diversas. É uma pesquisa com muitas questões em aberto ainda, então este tipo de encontro pode ajudar a elaborarmos novas perguntas e avançarmos com o tema,” explicou Belolipetskiy.

Nos próximos dias, os pesquisadores do IMPA Misha Verbitsky e Khadim War também farão apresentações. A programação inclui, ainda, matemáticos estrangeiros como Phillip Engel (University of Georgia), Dmitri Panov (King’s College London) e Martin Bridgeman (Boston College).

 O comitê organizador e científico é integrado por Alessia Mandini (PUC-Rio), Laura Schaposnik (UIC), Misha Verbitsky (IMPA), Anton Zorich (Jussieu) e Suely Lima (IMPA, organização). A programação completa pode ser acessada aqui
 
 Leia também: Aplicativo do Visgraf integra exposição da Imaginary
Coluna na Folha: quanto vale uma aposta?