Navegar

13/04/2021

Simpósio de sistema político recebe artigos até 26 de abril

Voto distrital, financiamento público e privado de campanhas, candidaturas independentes e dinâmica de criação de partidos são alguns dos temas de artigos sugeridos para o Simpósio Interdisciplinar sobre o Sistema Político Brasileiro & XI Jornada de Pesquisa e Extensão da Câmara dos Deputados. Organizado pelo IMPA junto ao Economics and Politics Research Group (EPRG), a Universidade de Brasília (UnB) e o Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (CEFOR) da Câmara dos Deputados, o evento virtual acontece entre 5 e 9 de julho. O prazo para a submissão de artigos foi prorrogado para 26 de abril. Veja a lista completa de temas neste link.

Os trabalhos devem ser enviados em dois formatos: completo, com até 5 mil palavras (sem contar título, resumos e referências), ou como resumo expandido, com 5 páginas, no mínimo. Em ambos os casos, recomenda-se a utilização do template disponível. Também é necessário indicar se deseja que o artigo seja avaliado para possível publicação em caderno especial da Revista E-Legis, do Programa de Pós-Graduação da Câmara dos Deputados. 

Leia mais: No Livro Histórias Inspiradoras da OBMEP: Jéssica Bóschi
Dia Mundial da Astronomia é celebrado em 8 de abril
Visgraf estreia no NVIDIA GTC, conferência de tecnologia

Ferramentas da matemática e da economia podem contribuir para o sistema político

Reunindo economistas, advogados, cientistas políticos e sociólogos, o objetivo do simpósio é gerar um debate mais sólido sobre o sistema político brasileiro por meio do incentivo a adoção de ferramentas de análise da matemática e da economia. Assim como a economia, que passou a usar o arcabouço formal e lógico da matemática no século 19, a ciência política também vem gradualmente adotando métodos formais de análise para chegar a resultados mais precisos.

No Brasil, o uso da econometria, teoria da decisão e da teoria dos jogos está se tornando comum na área. A teoria dos jogos, que serve para modelar o comportamento de indivíduos em situações estratégicas, pode, por exemplo, ser aplicada na análise de como as instituições políticas brasileiras se comportam entre si e como os agentes de determinada instituição interagem dentro da mesma. 

Presidente do TSE participará do evento

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, participará da cerimônia de abertura do Simpósio. A deputada federal Margarete Coelho (Progressistas-PI) e o jurista Modesto Carvalhosa também estão entre os confirmados.

As inscrições para participar do Simpósio Interdisciplinar sobre o Sistema Político Brasileiro & XI Jornada de Pesquisa e Extensão da Câmara dos Deputados estão abertas até 30 de junho. O evento virtual é aberto a todos os públicos e será transmitido pelo Zoom ou Google Meet. A programação completa será divulgada em breve.

Leia também: ‘Formação dada aos professores no Brasil é deficiente’, diz Viana
Na Folha, Viana fala sobre futuro do IMPA com novo campus