Navegar

09/07/2020

Série 'Multiplicando Saberes' começa nesta quinta-feira (9)

Turma do Curso de Férias Mentalidades Matemáticas realizado em janeiro de 2020

O Instituto Sidarta, que aplica no Brasil o Programa Mentalidades Matemáticas, promove a partir da quinta-feira (9) a série de webinários “Multiplicando Saberes”. Em parceria com o Itaú Social e com apoio do IMPA, os encontros on-line são uma adaptação do Seminário Mentalidades Matemáticas previsto para ocorrer presencialmente em outubro, mas transferido para o ambiente virtual devido às restrições de isolamento social impostas pela pandemia da Covid-19. Serão seis webinários mensais, abertos no Facebook, com duração de 1h30, até dezembro de 2020.

Apresentado por Jack Dieckmann, diretor de pesquisa da plataforma YouCubed, da Universidade Stanford (EUA), com a colaboração de profissionais do Instituto Sidarta, o curso é destinado, principalmente, a professores do Ensino Fundamental e Médio. 

Leia mais: Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador é nesta quarta (8)
Marcia Barbosa: ‘Cientista virou super-herói destruidor de mitos’
Em coluna na Folha, Viana fala sobre o valor da ciência

“Essa série não é sobre teoria, são discussões sobre a prática de sala de aula. Queremos interagir com os professores e mostrar ajustes factíveis de uma matemática aberta e criativa para alunos de diversas faixas etárias, independente da realidade”, resume Carol Piaia, coordenadora do Programa Mentalidades Matemáticas.

Carol participará do primeiro webinar “Curso de Férias Mentalidades Matemáticas: experiência em escola pública”, às 17h, desta quinta-feira (9), ao lado de Jack e de Telma Scott, coordenadora do Programa Ensino para Equidade do Instituto Sidarta. Eles vão apresentar a experiência do Curso de Férias realizado em janeiro de 2020, em uma escola da rede pública de Cotia (SP), com a participação de 80 alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. 

“Vamos contar a vivência de professores e alunos, descrever o conteúdo e as práticas de ensino de Mentalidades Matemáticas. Como envolver os participantes em uma atividade matemática? Esse é um dos temas de discussão. Vamos compartilhar também recursos gratuitos on-line para os professores permanecerem conectados com a abordagem”, conta Jack.

Baseado em estudos em neurociência, a abordagem Mentalidades Matemáticas emprega ferramentas visuais, criatividade e colaboração no ensino da disciplina para demonstrar que todos são capazes de aprender matemática em alto nível. Os webinários vão trazer muitos exemplos de sala de aula, e vão convidar os professores a interagir e fazer planos para fomentar uma discussão sobre desafios, dificuldades, sentimentos, dúvidas e aprendizados.

“São dicas que mostram que na matemática há uma multiplicidade de estratégias para chegar a um resultado e é preciso incentivar a criatividade dos alunos”, explica Carol.

Série de Webinários  “Multiplicando Saberes”

“Curso de Férias Mentalidades Matemáticas: experiência em escola pública”

Data: 9 de julho de 2020

Horário: 17h

Onde: Facebook do Programa Mentalidades Matemáticas

Leia também: Aos 12 anos, Catarina ensina matemática pelo YouTube
Estudo prevê 160 mil óbitos por Covid-19 no Brasil até outubro