Navegar

09/09/2022

200 anos de independência, matemática e história

Pesquisador do IMPA Roberto Imbuzeiro e ex-diretor do instituto Lindolpho Dias

A construção de uma nação não passa apenas por um brado às margens do Ipiranga. Seu desenvolvimento também está ligado à cultura, arte, saúde e ciência. Para celebrar os 200 anos da independência e os 100 anos da realização da Semana de Arte Moderna, o IMPA lança nesta sexta-feira (9) “Independências conquistadas através da matemática”, série de três episódios para debater temas relacionados à matemática e ao instituto, que completa 70 anos em outubro.

Provando que matemática e comunicação andam juntas, a condução das entrevistas ficou sob a batuta do pesquisador do IMPA, Roberto Imbuzeiro. O primeiro encontro teve como tema “A história do IMPA e da matemática no Brasil”. O convidado foi Lindolpho Carvalho Dias, diretor do IMPA por três ocasiões – de 1965 a 1969; de 1971 a 1979; e de 1980 a 1989. 

Leia mais: Serrapilheira oferece R$ 9,1 milhões a pesquisadores
Na Folha, Viana defende que a matemática ‘deve muito ao café’
IMPA seleciona profissional para vaga de analista administrativo

“A série tem independência no nome, mas ela é, na verdade, sobre interdependências. O vídeo com o professor Lindolpho mostra como as trajetórias do IMPA e da matemática nacional se entrelaçam com a história do Brasil”, diz Imbuzeiro. O vídeo do primeiro episódio já está no canal do IMPA no YouTube. Clique aqui para acessar.

Na estreia da série, Carvalho Dias contou como o Brasil conquistou lugar de destaque na matemática internacional – e o papel fundamental do IMPA nesta trajetória. Engenheiro de formação, ele também relembrou os locais onde o instituto funcionou até a inauguração da sede atual no Jardim Botânico, na Zona Sul do Rio de Janeiro, em 1981. 

“Chegamos à conclusão de que, para termos estabilidade, tínhamos que ter uma sede própria”, disse o ex-diretor do IMPA durante a entrevista. A conversa passeou também pela expansão do instituto – de atividades de pesquisa até a pós-graduação e a criação da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). 

Para que o instituto nunca perdesse sua essência, o segredo, segundo Carvalho Dias, é uma “intransigência saudável pela qualidade”. 

No segundo encontro, a discussão foi sobre como a matemática pode colaborar com o desenvolvimento de novas tecnologias para a área de medicina. Os entrevistados são Heron Werner, responsável pela área de medicina fetal do laboratório Dasa do Rio de Janeiro, e Paulo Orenstein, pesquisador do IMPA e integrante do Centro Pi (Centro de Projetos e Inovação IMPA). “Como a matemática pode auxiliar nos avanços da medicina” vai ao ar no dia 15 de setembro.

O terceiro episódio foi uma saborosa conversa com João Cândido Portinari, matemático e fundador do Projeto Portinari. Filho de Cândido Portinari, um dos mais importantes e expressivos pintores brasileiros, ele teve papel fundamental na manutenção da memória de seu pai. O programa “Matemática e arte” está programado para ser divulgado em 22 de setembro.

“O seminário sobre medicina fala da conexão da matemática com outras ciências. Por fim, o terceiro vídeo é sobre matemática e arte, ambas pedaços importantes da nossa herança cultural”, afirma Imbuzeiro. 

Leia também: Prêmio IMPA de Jornalismo abre inscrições
70 anos: série ‘Histórias do IMPA’ homenageia funcionários