Navegar

09/12/2019

SBMAC premia artigo sobre problemas complexos

Prêmio Kepler destina R$ 10 mil a matemáticos e áreas correlatas

A Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) criou uma premiação para publicações acadêmicas de pesquisadores das ciências matemáticas e de ramos similares que tratarem de problemas complexos da realidade. As inscrições para a primeira edição do Prêmio Johannes Kepler foram abertas em 14 de outubro e poderão ser feitas até 1° de março de 2020. Os autores do artigo vencedor receberão diploma certificado pela SBMAC e R$ 10 mil, a serem divididos apenas entre pesquisadores que atuem no Brasil.

Inspirada pelo slogan “A SBMAC na Sociedade do Conhecimento Interdependente”, a premiação pretende promover e estimular a produção científica nacional de excelência em Matemática Aplicada, com características multidisciplinares.

Leia também: Pesquisadores do IMPA estudam formação de ‘véu’ em ondas
Como funciona a bitcoin? Veja na coluna de Marcelo Viana
OBMEP divulga premiados entre 18 milhões de participantes

Johannes Kepler é considerado o primeiro cientista de dados da história da humanidade. O matemático e astrônomo alemão foi personagem fundamental na revolução científica do século 17. Para concorrer ao prêmio que prestigia o acadêmico, serão aceitos artigos publicados entre 2010 e 2019, em revistas de circulação internacional e com corpo editorial de reconhecida competência, dedicados a temas que tenham forte interação entre a matemática e outro campo do conhecimento científico. 

Ao menos um dos autores deve atuar profissionalmente no Brasil e pelo menos dois deles devem ter formação em áreas de pesquisa distintas, sendo uma estreitamente ligada à matemática. As inscrições devem ser feitas pelos próprios pesquisadores, exclusivamente pelo e-mail kepler@sbmac.org.br. O regulamento completo está disponível na página da SBMAC

A Comissão Julgadora do Prêmio Johannes Kepler vai ser composta por José Mário Martínez, Abimael Loula, André de Carvalho, Nair Abreu e Pablo Ferrari. O resultado será publicado até o dia 31 de julho de 2020.

Leia também: Doutorando do IMPA vence Prêmio Tesouro Nacional 2019
‘Research in Options’ reúne especialistas em finanças