Navegar

29/07/2020

Quem foram os primeiros humanos das Américas?

Paredão com pinturas pré-históricas no Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí. Foto: Luíz Paulo Ferraz

Reprodução da coluna de Marcelo Viana, na Folha de S.Paulo

Quem descobriu a América (de verdade)?

Esta coluna integra a campanha #CientistaTrabalhando.

Dois artigos publicados na quarta-feira (22) na revista Nature atiçam uma das discussões mais interessantes da ciência: quem foram os primeiros humanos das Américas e quando e como vieram?

É consenso científico que a humanidade teve origem na África e se disseminou pelo planeta em vagas sucessivas. Nossa espécie, Homo sapiens, saiu de lá há 200 mil anos e se espalhou pelos continentes ao mesmo tempo em que os demais hominídeos eram extintos. As Américas foram povoadas por último, mas as circunstâncias continuam controversas.

Leia mais: Brasileiras participam do Women in Algebraic Geometry
Confira o time que vai representar o Brasil na IMO 2020
Claudio Landim ‘ocupa’ blog de Guga Chacra no Globo

No século 20, prevaleceu a teoria de que os primeiros humanos chegaram há cerca de 13 mil anos, atravessando a pé o estreito de Behring, entre a Ásia e as Américas. O planeta passava por uma era glacial, e o nível do mar estava 100 m abaixo do atual, deixando o estreito emerso por milênios. Um corredor estreito entre os glaciares que cobriam parte da América do Norte permitiu que nossos ancestrais se deslocassem para sul.

Essa teoria, que leva o nome da cidade norte-americana de Clovis, onde foram feitos achados arqueológicos, está hoje refutada por descobertas das últimas décadas. Dúzias de sítios arqueológicos nas Américas sinalizam um povoamento anterior. É o caso de Monte Verde, no Chile, onde há evidências de ocupação 14 mil anos atrás. Pesquisadores que trabalham no Parque da Serra da Capivara (PI) apontam para datas ainda mais antigas, possivelmente até 50 mil anos, embora não haja consenso.

A parasitologia também oferece evidência curiosa contra a teoria de Clovis. O ancilóstomo vive grudado na parede do intestino humano, alimentando-se de sangue e causando a doença conhecida como “amarelão”. Seus ovos são expulsos nas fezes, permanecendo no solo até eclodirem em larvas que regressam ao corpo humano pelos pés de pessoas descalças. É típico de climas tropicais, pois seu ciclo de vida exige solo quente e úmido.

Os humanos vindos da Ásia que, por gerações, caminharam no solo gelado do corredor interglacial da América do Norte, mais de 10 mil anos atrás, livraram-se do ancilóstomo. Se esse fosse o único caminho de entrada, as Américas teriam permanecido sem o parasita, ao menos até a invasão pelos europeus, no século 16.

Mas ele foi encontrado em múmias sul-americanas, inclusive brasileiras, bem mais antigas. Uma possível explicação é a chegada de humanos também por barco, pela costa oeste da América do Norte.

Para ler o texto na íntegra acesse o site do jornal

Leia também: Com dez equipes, Brasil compete na IMC 2020
Ciência de dados é tema de webinar na quarta-feira (29)