Navegar

10/10/2022

Provas da 2ª fase da Olimpíada Mirim ocorrem nesta terça (11)

 

Mais de 250 mil alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental da rede pública realizam nesta terça-feira (11) a segunda fase da 1ª Olimpíada Mirim – OBMEP. Ao todo, 19 mil escolas de todo o Brasil participam da competição de matemática, em sua primeira edição no país. As provas serão aplicadas nos colégios onde os alunos estão matriculados.

Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a Olimpíada Mirim foi inspirada na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), que acontece desde 2005. 

É a primeira competição científica nacional da área para alunos desta faixa etária e contou com 2,7 milhões de estudantes inscritos na primeira fase, que ocorreu em 30 de agosto.

O diretor-adjunto do IMPA e coordenador-geral da OBMEP, Claudio Landim, explica que o objetivo é transformar a relação das crianças com a disciplina. “O principal gargalo do ensino da matemática se encontra nos anos iniciais. A Olimpíada Mirim procura mostrar às crianças que a matemática pode ser divertida. Não se trata de uma competição, mas de uma recreação em torno da matemática!”, comentou Landim.

Leia mais: Da Literatura à Exatas: doutorando defende tese dia 10
Prêmio IMPA prorroga inscrições até 11 de outubro
Confira as oportunidades de trabalho no IMPA

As provas da segunda fase têm 15 questões objetivas, como na primeira fase. As crianças terão 1h30 para concluir as avaliações. O conteúdo abordado corresponde ao grau de escolaridade dos alunos, dividido nos níveis Mirim 1 (2º e 3º ano do Ensino Fundamental) e Mirim 2 (4º e 5º ano do Ensino Fundamental).

A 1ª Olimpíada Mirim é uma realização do IMPA, com apoio da B3 Social, da CAPES e do CNPq, além da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A competição é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pelo Ministério da Educação (MEC).

Leita também: Instituto está com duas vagas abertas para pesquisadores