Navegar

04/09/2023

Prorrogado prazo de inscrição para Futuras Cientistas

O Programa Futuras Cientistas, do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE), unidade vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), prorrogou o prazo de inscrição para a edição do “Imersão Científica 2024”.  Alunas do segundo ano do Ensino Médio e professoras da rede pública estadual de educação podem se cadastrar no projeto até 11 de setembro. Clique aqui e garanta sua inscrição.

A iniciativa tem como objetivo ampliar a presença feminina nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Segundo dados da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), no Brasil, apenas 31% das ocupações em STEM – sigla usada em referência a essas áreas de atuação – são de mulheres. 

Leia mais: OBMEP: Medalhista de ouro dá aulas particulares em Laje (BA)
Prêmio IMPA de Jornalismo recebe 186 inscrições
IMPA seleciona bolsista de pós-doutorado em matemática

Ao todo serão oferecidas 470 vagas para todo o Brasil, com 10% das oportunidades destinadas a pessoas com deficiência. Do total, 160 vagas são para alunas matriculadas em escolas regulares e outras 160 vagas para estudantes de tempo integral, semi-integral ou do ensino técnico. 

As estudantes selecionadas pelo programa recebem uma bolsa de R$ 600 do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e um kit com os materiais necessários para a realização dos planos de trabalho. As docentes ocuparão as 150 vagas restantes.

A Imersão Científica é a primeira etapa do programa Futuras Cientistas e inclui na programação atividades práticas em laboratórios dos centros de pesquisa parceiros, aulas remotas e palestras temáticas. O programa conta ainda com outras três etapas, que serão realizadas ao longo de 2024: banca de estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mentoria e estágios supervisionados.

Leia também: Folha: A história das primeiras professoras universitárias
Evento na Casa Firjan reúne dança, tecnologia e matemática