Navegar

05/08/2022

Prolímpico engaja quase dois mil professores em todo o país

Atingindo os quatro cantos do Brasil, a 5ª edição do Programa de Aperfeiçoamento de Professores Olímpicos (PROLÍMPICO) teve grande adesão de professores interessados em engajar seus alunos nas competições científicas. Foram mais de duas mil inscrições para as aulas, que aconteceram no formato online, entre segunda (1º) e sexta-feira (5).

Com o objetivo de espalhar a cultura olímpica pelas salas de aula, o programa reuniu os professores Alan Anderson, Rogério Steffenon, e Ricardo Misturini, sob coordenação de Krerley Oliveira. O Prolímpico é destinado à formação de docentes voltados para competições matemáticas, com turmas desde o Ensino Fundamental até o Médio.

Para o coordenador, foi possível perceber um crescente interesse dos participantes pelo programa. “Esta quinta edição do Prolímpico mostra que a comunidade olímpica da matemática brasileira está cada vez mais ativa, com professores buscando novos conhecimentos para levar às salas de aula. É muito gratificante ter professores do Ensino Fundamental 1 até o Médio participando do curso e fazendo seus exercícios de modo tão entusiasmado”, afirmou Krerley Oliveira.

Leia mais: IMPA 70 anos: Biênio contribuiu para divulgação matemática
Lista preliminar de classificados para 2ª fase da OBMEP publicada
Na Folha: Lições das pontes de Königsberg servem à internet

O formato online possibilitou a participação de docentes espalhados por várias localidades. Um exemplo é o professor Carlos Gomes, que ministrou aulas à distância, da Bulgária, país do Leste Europeu, onde está acompanhando uma equipe brasileira na Olimpíada Internacional Universitária. Para ele, a capilaridade do programa é essencial para incentivar a formação de docentes.

“O programa alcança um público muito vasto e vai além do eixo Rio de Janeiro – São Paulo, o que espalha a cultura olímpica pelos quatro cantos do país! Vemos maior interesse dos professores em participar, primeiro pela qualidade dos cursos oferecidos, mas também pela expansão de competições como a OBM e OBMEP nos últimos anos”, afirmou o professor.

As aulas do Prolímpico são transmitidas pelo YouTube do IMPA e estão disponíveis para consulta.

Leia também: Palestras e painéis do ICM 2022 estão disponíveis para o público
Projeto de IA do Centro Pi é destaque na FAPERJ