Navegar

26/07/2021

Doutora em matemática é ouro em ciclismo na Olimpíada

Crédito: Comitê Olímpico Internacional

Acostumada com o ambiente acadêmico e com as pesquisas em matemática aplicada, a austríaca Anna Kiesenhofer surpreendeu ao mostrar ao mundo uma outra habilidade, desta vez no ciclismo. Neste domingo (25), ela derrotou as favoritas e levou a medalha de ouro ao completar os 137 quilômetros da prova feminina de estrada na Olimpíada de Tóquio.

A atleta fez mestrado em Matemática na Universidade de Cambridge, no Reino Unido, e doutorado em Matemática Aplicada na Universidade Politécnica da Catalunha, na Espanha. Atualmente, Kiesenhofer faz pós-doutorado na Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL), na Suíça, e estuda equações diferenciais parciais não lineares.

Leia mais: IMPA abre duas vagas para pesquisadores
Ex-ministro Marco Antônio Raupp morre aos 83 anos
Na Folha, Viana fala do que Lincoln aprendeu com Euclides

A pesquisadora de 30 anos começou a praticar a modalidade esportiva em 2014, após lesões que a impediram de correr em competições de triatlo e duatlo, que une corrida e ciclismo. Em 2017, ela se tornou profissional no ciclismo, mas até hoje não tem um contrato assinado como atleta e nem treinador. Neste domingo, ela completou o trajeto da prova em 3:52:45, um minuto e 15 segundos antes da veterana holandesa Annemiek van Vleuten, que levou a prata.

A vitória surpreendeu as adversárias e a própria competidora, que após a prova disse “eu não conseguia acreditar. Mesmo quando eu cruzei a linha de chegada, eu pensei ‘Acabou? Eu tenho que continuar pedalando?’ Eu realmente sacrifiquei muito para estar aqui hoje. Mas eu não estava esperando terminar a prova com esse resultado.”

Com a vitória no Japão, Kiesenhofer conquistou a primeira medalha de ciclismo para a Áustria e levou o ouro para o país, que não conquistava o primeiro lugar em uma prova olímpica desde 2004. 

Leia também: Karen Uhlenbeck defende apoio entre mulheres cientistas
IMPA abre chamada pública para bolsa de pesquisa PCI