Navegar

07/08/2023

Pós-doutor do IMPA cria IA para ajudar produção de vinho

O pós-doutor do Laboratório de Dinâmica de Fluidos do IMPA Marlon López trabalha em parceria com a Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade de Talca, no Chile, no desenvolvimento de uma inteligência artificial capaz de evitar o “adoecimento” de plantação de uvas e, consequentemente, prejuízos agrícolas. A colaboração começou no início deste ano e visa a elaboração de um modelo matemático que indique ao agricultor o momento certo para adotar ações de controle e evitar o aparecimento e a expansão de doenças que comprometam a produção em vinícolas.

“A ideia é montar um modelo matemático que dê para usar com inteligência artificial e desenvolver um sistema automático que detecte as condições para aparecimento de doenças. A ferramenta vai identificar as chances dos frutos ficarem doentes e permitir ações de controle antes de períodos críticos”, explica López. 

Leia mais: 34º CBM reúne público recorde no IMPA
Programa oferece bolsas de pós-graduação a medalhistas
Prêmio IMPA distribuirá R$ 36 mil para vencedores

No próximo dia 13, o pesquisador viaja para a região de Maule para dar andamento ao projeto “Projeção de produção sustentável através da biomodelagem e inteligência artificial”. O trabalho é uma parceria com o Centro de Pesquisa para Transferência de Investimento em Irrigação e Agroclimatologia (CITRA), pertencente à Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade de Talca. A instituição realiza pesquisas científicas e tecnológicas na área de irrigação, modelagem  biomatemática e agricultura de precisão. 

Conferência em Campinas

Antes de viajar para o Chile, López participa nesta segunda-feira (7) da 6ª Brazil Interpore Chapter Conference on Porous Media, que acontece até 9 de agosto em Campinas (SP). No evento, ele vai apresentar os métodos topológicos capazes de indicar uma estratégia de injeção de fluidos de diferentes concentrações em meios porosos. O objetivo é otimizar a recuperação do óleo que está no reservatório e passará para um poço produtor. O trabalho, desenvolvido no Laboratório de Dinâmica dos Fluidos do IMPA, é resultado de mais de 30 anos de pesquisa  

“O professor Dan Marchesin e os colaboradores dele estão trabalhando nisso há mais de 30 anos. Para mim é um orgulho ter a chance de ser parte desse grupo. Conseguimos melhorar situações e agora queremos estender para outros casos interessantes da literatura”, explicou López. 

A 6ª Conferência Brazil Interpore sobre Meios Porosos é focada em avanços na pesquisa, métodos, aplicações e teoria de meios porosos. O evento tem como objetivo disseminar o conhecimento na área e fortalecer a colaboração entre instituições. Neste ano, o encontro contará com 12 plenárias de pesquisadores nacionais e internacionais, distribuídas em três dias de evento, além das apresentações orais. 

Engenheiro matemático de formação, pela Universidade Nacional Autônoma de Honduras, López se tornou mestre e, posteriormente, doutor em engenharia mecânica com especialização em fenômenos de transporte na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Ele começou a trabalhar no IMPA em 2019 como pesquisador pós-doutoral do instituto sob a supervisão de Dan Marchesin, no Laboratório de Dinâmica de Fluidos.

Leia também: IMPA abre inscrições para pós-doutorado de Verão 2024
Folha: A civilização da Suméria e o planeta Netuno