Navegar

06/08/2021

Periódicos brasileiros refletem ‘vitalidade científica’ do país

Revistas voltadas para artigos de estudo de caso, pesquisa, survey. O mercado de periódicos brasileiros em matemática está em crescente ascensão. Nesta sexta-feira (6), pesquisadores se reuniram em uma mesa redonda do 33º Colóquio Brasileiro de Matemática para apresentar informações de cinco grandes periódicos de matemática do país e discutir questões do setor, como a importância de termos publicações de origem brasileira numa área tão global quanto a matemática e os desafios da gestão de um periódico científico.

A conversa foi moderada por Robinson Nelson dos Santos, editor da Springer, e contou com participação do diretor-geral do IMPA e editor-chefe do Boletim da SBM, Marcelo Viana; Maria Eulália Vares (UFRJ), editora-chefe do “Ensaios Matemáticos”; Jaqueline Godoy Mesquita (UNB), editora-chefe da “Matemática Contemporânea”; Claudio Gorodski (USP), editor-chefe do “São Paulo Journal of Mathematical Sciences”; e Aurelio Ribeiro Leite de Oliveira (UNICAMP), editor-chefe do “Trends in Computational and Applied Mathematics”.

Leia mais: Fundadores do IMPA são homenageados em calendário da SBPC
Fator de impacto do Boletim da SBM dobra, atingindo 1.2
Ulcigrai e Nonato são destaque no Colóquio

Participantes fizeram apresentações sobre os periódicos

Os participantes apresentaram um breve perfil das revistas que conduzem, com detalhes sobre objetivos da publicação, volumes publicados, escopo de temas de cobertura, estrutura do corpo editorial e processo de submissão. Viana trouxe resultados recentes animadores do Boletim da SBM, divulgados pela Springer, produtora e distribuidora do periódico. “O boletim hoje em dia pode responder os autores em menos de dois meses. São 56 dias entre a submissão e a decisão da publicação de artigos na revista. Um reflexo disso é que os autores se mostram muito satisfeitos com o processo de submissão, temos uma taxa de satisfação favorável de 94%”, comentou. 

Com artigos matemáticos de caráter expositório, a “Ensaios Matemáticos” publica trabalhos de quaisquer temas da matemática no qual se desenvolva uma “atividade vigorosa” de pesquisa, explicou Maria Eulália Vares. O periódico tem acesso aberto, e aceita artigos  em inglês, português e espanhol. “Na minha visão, ele representa um enorme presente da SBM para os sócios, para a comunidade científica e para os estudantes de pós-graduação. Digo isso porque é uma revista totalmente em acesso aberto e gratuito. Isso faz uma diferença enorme, é uma contribuição extremamente valiosa”, reforçou a editora-chefe.

Jaqueline Godoy explicou que o objetivo da revista “Matemática Contemporânea” é publicar anais de eventos científicos que acontecem no país e no exterior. A pesquisadora convidou todos a conhecerem a publicação e submeterem atividades. “Gostaria de convidar a todos a mandar a proposta de volume especial de algum evento que vocês estejam organizando para as revistas. Ficaremos muito felizes de receber a sua proposta.”

Claudio Gorodski falou do salto que o “São Paulo Journal of Mathematical Sciences” teve a partir da parceria com a Springer. “Os números da revista cresceram bastante, ela ganhou mais visibilidade. De 2019 para 2020 o número de downloads quadruplicou, e o número de submissões dobrou de um ano para o outro.” A revista incentiva que matemáticos brasileiros submetam seus artigos para publicação. “Atualmente 20% dos artigos que publicamos são de matemáticos brasileiros ou que atuam no Brasil”, comentou Gorodski.

Com a mudança de nome, a Trends in Computational and Applied Mathematics está passando por uma repaginada, comentou seu editor-chefe, Aurelio Ribeiro Leite de Oliveira. Além da migração restritiva para o formato online, a revista passa a ter quatro volumes por ano. “Estamos procurando expandir mais e já temos alguns editores da América Latina, embora a maioria seja brasileira. Também estamos reforçando a área da matemática discreta”, comentou.

Periódicos brasileiros refletem ‘vitalidade científica’ do país

Se antes circulava a ideia de que a principal função dos periódicos brasileiros de matemática seria tornar mais fácil que brasileiros publicassem em revistas científicas, hoje, este é um conceito ultrapassado, comentou Viana.  “Matemáticos brasileiros competem no cenário internacional e estão habilitados a competir por publicações em qualquer revistas no mundo todo”, frisou. 

Mas fortalecer este setor é importante. “As revistas científicas são um reflexo da vitalidade científica do país. De certa forma, a comunidade como um todo se projeta na saúde científica das revistas que o país é capaz de gerar. A importância é sermos atores, participantes em todos os aspectos da produção do conhecimento matemático e de sua divulgação”, completou o diretor-geral do IMPA.

Oliveira levantou o aspecto da regionalidade para a discussão. “Na área de matemática aplicada tem problemas que são brasileiros. Já recebi respostas de revistas estrangeiras dizendo: ‘esse problema não existe’. Para alguns problemas de matemática aplicada faz sentido ter uma revista nacional, porque talvez não tenham tanto interesse na aplicação desse problema em outros países”, acrescentou.

Leia também: Na Folha, Marcelo Viana fala da unidade da matemática
Presidente reeleito da SBM fala sobre desafios da nova gestão