Olimpíada também descobre professores de excelência
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), criada pelo Impa em 2005, movimenta a cada ano mais de 18 milhões de jovens em praticamente 100% dos municípios brasileiros. Isso faz dela a maior competição escolar do mundo. Em 2017 ficou ainda maior, com a adesão das escolas particulares.
A Obmep tem como metas incentivar o estudo da matemática e descobrir talentos, em todo o território nacional e em todos os estratos sociais.
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O impacto da Olimpíada e dos programas de formação que a acompanham – Programa de Iniciação Científica (PIC), Programa de Iniciação Científica e Mestrado (Picme), Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo (Poti) e Obmep na Escola – nos estudantes está amplamente comprovado por estudos independentes.
Uma avaliação conduzida em 2014, por Francisco Soares (UFMG e ex-presidente do Inep), comprovou que escolas com envolvimento ativo na Obmep apresentam uma melhora média de 26 pontos na Prova Brasil.
É como se oferecessem a seus alunos 1,5 ano extra de escolaridade!
O mais importante: esta melhora diz respeito a todos os alunos dessas escolas, não apenas aos premiados.
Esse mesmo ponto é ressaltado na tese de doutorado defendida recentemente na renomada Universidade Harvard pela professora Diana Moreira, da Universidade da Califórnia.
Diana descobriu que o efeito de ser premiado na Obmep beneficia o desempenho não apenas do ganhador, mas também de seus colegas de turma.
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