Navegar

27/08/2018

O que matemático estuda?, quis saber Julia Jaccoud no ICM 2018

Qual a área mais quente da Matemática? Diante da pergunta, o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, responde em tom de brincadeira: ” A minha, claro”. No mais recente vídeo de Julia Jaccoud no Congresso Internacional de Matemáticos (ICM, na sigla em inglês) 2018 – realizado de 1º a 9 de agosto, no Rio – o pesquisador observa que, na Matemática, essa divisão em áreas é artificial porque, no fundo, todas elas se relacionam. “Para estudar sistemas dinâmicos, eu uso álgebra, eu uso topologia, eu uso geometria”, observa.

No vídeo de quase 17 minutos de duração, veiculado no A Matemaníaca, canal de Julia Jaccoud no YouTube, pesquisadores de diversas especializações e instituições contam de forma resumida do que se ocupam. Teoria dos conjuntos, história da matemática, topologia, geometria, teoria dos números, sistemas dinâmicos… A lista é extensa, e a julgar pelos comentários dos seguidores do canal, difícil é escolher entre tantas opções interessantes.

Quem ficou atraído por sistemas dinâmicos e quer conhecer um pouco mais sobre o assunto, Viana sugere as aulas sobre equações diferenciais disponíveis no Youtube do IMPA e um livro básico, “An Introduction to Chaotic Dynamical Systems”, de Robert Devaney. Por fim, cita, segundo ele, a dica principal: “O melhor conselho que eu posso dar é ‘venha para o IMPA e faça curso com a gente’.  Porque não tem nada que substitua a oportunidade de você estudar com o professor e ter uma explicação direta das pessoas que entendem do assunto. Melhor mesmo é vir para o IMPA, que é grátis e é o maior barato.”

Leia também: Matemática em casa ajuda as crianças na escola?
Homenagem ao pai da geometria diferencial no Brasil
Projeto A Menina que Calculava é destaque na Veja