Navegar

17/08/2018

No IMPA, Étienne apresenta “a geometria dos flocos de neve”

Tão raro quanto ver neve no Brasil é encontrar alguém que tenha se dado conta da matemática existente nos flocos caídos do céu. Mas ela existe e impressiona. Pesquisador honorário do IMPA, Étienne Ghys preparou uma viagem pela história desses surpreendentes hexágonos, tema da palestra pública a ser realizada na próxima segunda-feira (20), às 13h30, no auditório 2 do IMPA.

Apresentada pela primeira fez no Ciclo IMPA-Serrapilheira de Popularização da Matemática, no Congresso Internacional de Matemáticos (ICM) 2018, no início deste mês, “A geometria dos flocos de neve” é um passeio que inicia no século 16 – com as primeiras imagens sobre o tema publicadas em livro – e chegar até os tempos atuais.

Leia também: No Blog Ciência & Matemática, conheça Emmy Nöther
Problemas matemáticos: o fácil pode ser muito difícil
‘É importante fazer pesquisa sem pensar em aplicação’

Durante pouco mais de 1 hora, Étienne, ganhador do primeiro Clay Award Dissemination of Mathematical Knowledge, da Fundação Clay, nos Estados Unidos, nos convida para uma imersão neste fenômeno natural, que encantou artistas e outros pesquisadores, como o matemático alemão Johannes Kepler (1571-1630).

Além de discorrer sobre os aspectos da natureza que possibilitam a formação e queda da neve, o diretor de pesquisas da École Normale Supérieure de Lyon (França) detalha como são produzidos os flocos artificiais, abrindo espaço para os modelos matemáticos criados por Cliff Reiter, Janko Gravner e David Griffeath.

No texto de apresentação da palestra, Étienne observa quão maravilhosos são os flocos de neve e conta que, há mais de quatro séculos, os cientistas se debruçam sobre o tema. Apesar de tudo o que já se descobriu – existem na natureza 121 tipos de flocos de neve -, muitas perguntas permanecem sem resposta, diz. “Vou contar essa história e mostrar imagens bonitas”, resume o matemático.

A palestra será transmitida ao vivo pelo YouTube e Facebook do IMPA.

Leia também: Brasil sedia a 29ª Olimpíada de Matemática do Cone Sul
TV Escola destaca medalhistas da OBMEP e (WM)²