Navegar

14 de agosto de 2018, 16:46h

Brasil sedia a 29ª Olimpíada de Matemática do Cone Sul

 

 

Após sediar a Olimpíada Internacional de Matemática (IMO) em 2017 e o Congresso Internacional de Matemáticos (ICM) em 2018, o Brasil será a casa da 29ª edição da Olimpíada de Matemática do Cone Sul.

A competição acontecerá de 22 a 29 de agosto nas cidades de Maceió e Barra de São Miguel, em Alagoas, com equipes de oito países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai. Cada time será formado por quatro estudantes de até 16 anos e dois professores líderes.

Leia também: Divulgada a lista de classificados para a segunda fase da OBMEP
Matemaníaca surpreende Fields com pergunta sobre o zero
TV Escola destaca medalhistas da OBMEP e (WM)²

No principal torneio de Matemática da América do Sul, o Brasil será representado pelos estudantes Pablo Barros, de Teresina (PI), Pedro Cabral, Enzo Moraes e Gabriel Paiva, todos de Fortaleza (CE). Eles foram premiados na 39ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) de 2017. Serão liderados por Israel Franklin Dourado Carrah, de Fortaleza, e Rafael Filipe dos Santos, do Rio de Janeiro.

A equipe brasileira se preparou para a competição internacional com treinamentos intensivos promovidos pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), em parceria com instituições privadas.

Realizada desde 1988, a competição tem como objetivo propiciar aos jovens a oportunidade de demonstrar suas habilidades em Matemática, além de possibilitar a troca de conhecimentos e reforçar os contatos interculturais no Ensino Médio. O Brasil participa do torneio desde a primeira edição e contabiliza 26 ouros, 47 pratas e 32 bronzes.

Workshop Internacional

Como parte das atividades prévias à olimpíada, acontecerá nos dias 20 e 21 de agosto o Workshop Internacional em Competições Lúdicas de Matemática. O evento, aberto ao público, é voltado aos professores do Ensino Fundamental e visa a troca de experiências entre os participantes.

Leia também: À Folha, Cédric Villani diz que a política precisa de cientistas
Jornalistas recebem Prêmio IMPA-SBM
Congresso Internacional de Matemáticos em números