Navegar

14 de agosto de 2018, 14:26h

TV Escola destaca medalhistas da OBMEP e (WM)²

A matemática trouxe Maria Rhadija Aguiar, 13 anos, ao maior encontro mundial da área, o International Congress of Mathematicians (ICM) 2018, realizado de 1º a 9 de agosto, no Rio. Moradora de Cocal dos Alves, no Piauí, ela viajou mais de 2 mil quilômetros para participar, no dia 2, da cerimônia de entrega de medalhas de ouro da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e subir ao mesmo palco onde, na véspera, quatro notáveis pesquisadores foram agraciados com a Medalha Fields, maior honraria entre os matemáticos.

Leia também:  Jornalistas recebem Prêmio IMPA-SBM
Jordan: cuidado com o hype da inteligência artificial
Tese defendida no IMPA ganha Prêmio Carlos Gutierrez 2018

Em reportagem da TV Escola, Maria Rhadija, entre outros medalhistas de ouro da OBMEP, contam sobre a emoção de receber o prêmio. Exibido no programa Rede Escola da última sexta-feira (10), o programa traz ainda depoimentos do diretor-adjunto do IMPA e coordenador-geral da OBMEP, Claudio Landim; do ministro da Educação, Rossieli Soares.

 

Além da OBMEP, a jornalista Clarissa Vargas foi até o Riocentro acompanhar a programação do (WM)², Encontro Mundial para Mulheres em Matemática. Pesquisadora do IMPA e integrante do comitê organizador do evento, Carolina Araujo observou que a ampliação da representação feminina na área, além de ser importante do ponto de vista da liberdade de escolha profissional das mulheres, é fundamental para a Ciência. “Precisamos de diversidade”, disse à reportagem, que ouviu também o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana.

“Abrir mão de metade da humanidade na pesquisa, em qualquer área da ciência, é suicídio. Então, simplesmente queremos promover a diversidade do melhor dos sentidos e restaurar uma certa justiça porque não há nenhuma razão objetiva para que nós tenhamos menos mulheres do que homens nas áreas das ciências exatas, como acaba acontecendo na maior parte dos países”, declarou Viana.

Confira, no vídeo acima, o programa completo apresentado na última sexta-feira.