Navegar

28/07/2021

No Colóquio, Visgraf apresenta ferramentas de visualização

Com ferramentas sofisticadas de visualização, a computação gráfica pode alavancar grandes descobertas na matemática pura, tornando mais fácil provar teoremas difíceis de imaginar. No curso avançado “Visualização intrínseca das geometrias de Thurston”, que integra o 33º Colóquio Brasileiro de Matemática (CBM), um grupo de pesquisadores do Visgraf (Laboratório de Computação Gráfica do IMPA) vai mostrar como funciona a visualização imersiva de variedades tridimensionais, usando os últimos avanços em realidade virtual e traçado de raios.

Ministrado por Luiz Velho, pesquisador-líder do Visgraf; Tiago Novello, pós-doutorando do laboratório; e Vinicius da Silva, pós-doutorando da PUC-Rio e colaborador do Visgraf; o curso é composto por cinco aulas, que já estão disponíveis no canal de YouTube do Colóquio. Na próxima terça-feira (3), durante a semana oficial do evento, o grupo se reunirá com cursistas pela plataforma Zoom às 11h15 para debater as principais questões sobre o tema.

Leia mais: Doutora em matemática é ouro em ciclismo na Olimpíada
Na Folha, Viana fala de uma importante descoberta de Gauss
IMPA seleciona programadores em JAVA e PHP

“A plataforma RTX, lançada no final de 2018, com arquitetura de placa de vídeo NVIDIA Turing, possibilitou o traçado de raios em tempo real, o que era algo muito esperado e foi considerado o santo graal da computação gráfica. Neste curso utilizaremos o poder dessa ferramenta para desenvolver aplicações em realidade virtual e experimentar a imersão completa em ambientes tridimensionais”, explica da Silva no vídeo de divulgação do curso.

Ao longo das aulas, os professores demonstram como é possível ter uma visão interior de espaços não euclidianos modelados pelas oito geometrias de Thurston. “Para isso, estudaremos métodos recentes de visualização de três variedades baseadas em traçado de raios curvos”, apontou Novello.

O curso conta com uma página própria, na qual estão reunidos os links das aulas, o vídeo de divulgação, projetos do Visgraf e de outros grupos de pesquisa na área, além de um fórum no qual os alunos podem publicar dúvidas e observações sobre o conteúdo ministrado. “A ideia do site é que o aluno inscrito, que consumiu o conteúdo das aulas, possa interagir com a gente por diferentes canais e participar de uma forma mais interessante”, conta Velho.

Inscreva-se no canal do Colóquio no YouTube para acompanhar os cursos e palestras do evento!

Leia também: Ex-ministro Marco Antônio Raupp morre aos 83 anos 
IMPA abre duas vagas para pesquisadores