Navegar

01/06/2022

Na Folha, Viana comenta trabalho de Sophie Germain

Reprodução da coluna de Marcelo Viana na Folha de S. Paulo

Sophie Germain descobriu a vocação para a matemática na adolescência, por meio dos livros de seu pai. A família desaprovava uma ocupação tão “imprópria” para uma moça de família na Paris do século 18, mas ela perseverou e acabou alcançando uma reputação entre os melhores matemáticos do seu tempo.

A leitura do “Ensaio sobre a Teoria dos Números”, publicado por Adrien-Marie Legendre em 1798, e das “Investigações Aritméticas” (“Disquisitiones Arithmeticae”), que Carl-Friedrich Gauss escreveu nesse mesmo ano e publicou em 1801, despertou-lhe o gosto pela teoria dos números, que seria seu principal tema de pesquisa.

Leia mais: IMPA faz ação de plantio no Dia Nacional da Mata Atlântica
Instituto abre inscrições para eventos científicos
Centro Pi abre vaga para cientista de projetos

Seu trabalho mais conhecido diz respeito ao teorema de Fermat, segundo o qual a equação xn+yn=zn não tem soluções inteiras quando o expoente n é maior do que 2. Os resultados conhecidos tratavam de valores específicos do expoente: n=4 (Fermat, 1670), n=3 (Euler, 1770) e n=5 (Legendre e Dirichlet, 1825).

Germain foi a primeira a tratar toda uma família de expoentes: ela provou que se n satisfaz certas condições —que valem para todos os inteiros menores do que 100— então qualquer solução da equação tem de ser tal que algum dos números x, y ou z é múltiplo de n (primeiro caso do teorema de Fermat). Na verdade, esse era o primeiro passo de um plano ambicioso para provar o caso geral do teorema. Acabou não funcionando, mas o pioneirismo de Germain continua sendo impressionante.

As condições do teorema de Germain são automaticamente satisfeitas se o expoente n é um “primo de Germain”, ou seja, um número primo tal que 2n+1 também é primo. A lista dos primos de Germain começa com 2, 3, 5, 11, 23, 29, 41, … Uma questão intrigante é quantos existem: acredita-se que são em quantidade infinita e que há pelo menos N/(log N)2 primos de Germain menores que um dado inteiro N qualquer. Mas ninguém ainda conseguiu provar esses fatos.

Os números da forma 2n+1, com n sendo um primo de Germain, são chamados “primos seguros”, devido a uma aplicação prática que ela nunca poderia ter previsto.

Para ler o texto na íntegra acesse o site do jornal

Leia também: Na Folha, Viana comenta trajetória de Sophie Germain
Seleção de profissional para vaga de Analista Administrativo