Navegar

31/05/2023

Morre Adilson Gonçalves, professor da UFRJ

O professor aposentado da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) Adilson Gonçalves faleceu nesta terça-feira (30). Doutor pela Universidade de Chicago (EUA), o matemático se dedicou aos estudos da Álgebra e mais precisamente à Teoria dos Grupos. 

Autor do livro “Introdução à Álgebra”, publicado pelo IMPA, em 2017, Gonçalves reuniu na obra noções de conjunto, função, relação de equivalência, anéis, corpos, polinômios e grupos. 

Nascido no Rio de Janeiro, o matemático graduou-se pela UFRJ, em 1965; concluiu o mestrado e o doutorado pela Universidade de Chicago (EUA) e o pós-doutorado pelas Universidades de Toronto (Canadá) e da Flórida (EUA). No Brasil, ele foi professor da Universidade de Brasília e das federais de Pernambuco e do Rio de Janeiro, onde se aposentou como professor titular. Gonçalves lecionou ainda na Universidade Estadual do Norte Fluminense e na FGV-RJ (Fundação Getúlio Vargas). 

Gonçalves foi ainda um nome importante em diversos eventos da área. Ele coordenou o 12º Colóquio Brasileiro de Matemática (CBM), realizado em Poços de Caldas (MG), em 1979. Antes, ele já havia ministrado um curso elementar de Introdução à Álgebra durante a 11º edição do CBM, em 1977, e integrou uma sessão especial de Álgebra na realização do 9º colóquio, em 1973. Ele integrou ainda a Comissão Organizadora de três edições da Escola de Álgebra nos anos 1972, 1974 e em 1978.

Leia também: Folha: A importância de Dias Silva para a biblioteca do IMPA
INCTMat abre chamada de apoio a eventos científicos