Imprensa destaca visita do presidente Lula ao IMPA Tech
A visita do presidente Lula, na quinta-feira (10), às obras do IMPA Tech foi noticiada pelos principais veículos de imprensa. Jornal Nacional, Estadão, O Globo, Folha de S.Paulo, GloboNews, Valor Econômico, Rádio CBN, Rádio Tupi, Rádio Nacional, mencionaram a ida do presidente ao galpão onde funcionará o primeiro curso de graduação do IMPA, no Porto Maravalley – um hub de tecnologia desenvolvido pela prefeitura do Rio de Janeiro.
Na solenidade, a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, o ministro da Educação, Camilo Santana, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, assinaram o protocolo de intenções entre governo federal, prefeitura e o instituto.
Leia mais: IMPA realiza workshop de Dinâmica Conservativa
IMPA Portas Abertas acontece em 20 de setembro
Prêmio IMPA distribuirá R$ 36 mil para vencedores
O Estadão destacou que o IMPA, instituto que revelou o pesquisador Artur Avila – Medalha Fields em 2014 – terá seu primeiro curso de graduação em 2024, com duração de 4 anos e modelo presencial. A reportagem deu detalhes sobre o novo curso e o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, foi entrevistado.
“A prefeitura do Rio está criando um Centro de Inovação na região portuária, que funcionará como um ecossistema de empresas e startups. O prefeito sugeriu que, nesse espaço (de 10 mil m²), o Impa oferecesse uma graduação para profissionais de tecnologia. A partir disso, começamos a desenhar o projeto”, destacou Viana.
Além disso, a matéria também deu detalhes sobre o processo seletivo da graduação. No primeiro momento, o curso terá 100 vagas para ingresso. A seleção será feita por meio de edital próprio, com normas, datas e critérios que serão divulgados em breve.
No jornal O Globo, o projeto do IMPA Tech foi classificado como a “estrela do projeto Porto Maravalley”. A matéria ainda destacou a presença dos medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) que participaram da cerimônia.
Quinze medalhistas da OBMEP acompanharam a visita do presidente ao espaço. Entre eles, Ricardo Oliveira da Silva, que coleciona cinco medalhas de ouro e duas de prata na olimpíada. Ele recebeu sua primeira dourada das mãos do presidente Lula, em 2009.
A Rádio CBN também entrevistou o diretor-geral do IMPA, no sábado (12), sobre o curso de graduação. Em entrevista, Viana conta que o novo curso dará enfoque na importância da matemática para a tecnologia e inovação.
“A ideia é que o terceiro e quarto ano sejam de disciplinas muito aplicadas e de projetos realizados em parceria com as empresas do centro de inovação. Se a empresa tiver um problema ou um desafio que a matemática pode ajudar, vamos trazer esse problema e a turma de graduação se organizará para trabalhar e buscar uma solução”, ressaltou Viana.
O tema ainda rendeu matérias na IstoÉ, no site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e do Ministério da Educação, entre outros.
Leia também: Pós-doutor do IMPA cria IA para ajudar produção de vinho
Na Folha, Viana fala sobre a origem da matemática