Navegar

18/08/2023

Evento de Geometria Simplética reúne brasileiros e estrangeiros

“Como aluno do IMPA vi várias palestras aqui e não imaginei que voltaria tão cedo como palestrante. Estava nervoso, mas muito feliz de participar”, foi assim que Brayan Ferreira, doutor pelo IMPA e professor da UFES (Universidade Federal do Espírito Santo) descreveu sua participação no Workshop de Dinâmica Conservativa e Geometria Simplética. Ao longo de toda semana, o instituto recebeu 16 palestras e muita troca de experiência. 

Brayan, que defendeu o doutorado pelo IMPA em abril deste ano, fez sua apresentação sobre “ECH spectral invariants and applications to Reeb flows on RP3“. Ele destacou que a palestra “Fixed points of small Hamiltonian diffeomorphisms and the flux conjectures“, de Marcelo Atallah (Montreal) foi uma das que mais chamou sua atenção. 

Leia mais: Relembre 5 matérias vencedoras do Prêmio IMPA de Jornalismo
Folha: Livro conta história de 101 mulheres na ciência
IMPA está com duas vagas abertas para pesquisadores

“Tudo foi muito bom, a organização está de parabéns. A palestra do Marcelo Atallah foi excelente, muito completa. Na verdade, todas foram ótimas, mas essa realmente me surpreendeu positivamente.”

O italiano Leonardo Masci é aluno do palestrante Umberto Hryniewicz e esteve no Brasil pela primeira vez. De acordo com ele, o Rio de Janeiro é muito diferente do que ele está acostumado.   

“O Rio de Janeiro é meio louco. A cidade é bem diferente do que eu estou habituado, sou de uma cidade bem pequena na Itália, não estou acostumado com cidades grandes. Fiz uma trilha até a Pedra Bonita e pude ver toda a cidade, é algo inacreditável”. 

Já em relação às palestras, ele falou que segue encantado e ficou muito grato de ter tido a oportunidade de poder participar. Leonardo classificou o workshop como “um dos maiores da área de Geometria Simplética”. 

“Todas as palestras que assisti foram de alto nível, excelentes palestrantes e uma ótima audiência, que fizeram boas perguntas. Temos que agradecer muito ao professor Leonardo Macarini e toda a organização pelo evento. Para mim, foi uma oportunidade única estar presente.”

Renata Loiola é brasileira, mas mora em Aachen (Alemanha) e também é aluna de doutorado do palestrante Umberto. Ela contou que voltou ao país para o evento e que todas as palestras foram excelentes. “A que eu mais gostei foi do meu orientador Umberto, mas todas foram ótimas. Não há do que reclamar”. 

O francês Pierre-Alexandre Alorve é pós-doutorando na Ruhr-Universität Bochum (Alemanha) e assim como Leonardo Masci também é a sua primeira vez no Brasil. “Foi minha primeira vez no IMPA e estou encantado com a organização, a estrutura e as lindas salas”. Além disso, ele conta que apesar de estarmos no inverno, antes das palestras, conseguiu aproveitar a praia. 

“É uma cidade linda, uma pena só poder ficar uma semana, mas mesmo assim, estou aproveitando. Consegui ir à praia antes das palestras. Também fomos no samba, mas honestamente, acho que preciso praticar um pouco mais.”

Marcelo José, que faz doutorado no IMPA, pontuou a importância de poder interagir e trocar experiências sobre sua área de pesquisa com alunos e pesquisadores de diferentes locais do mundo. “É uma experiência muito boa porque estou conhecendo muita gente da área. Aqui no Brasil não tem tanta gente atuando em simplética. Para minha pesquisa, é muito produtivo poder interagir com tantas pessoas diferentes. A palestra que estava muito ansioso era a do Michael Hutchings, sou muito fã dele”.  

Mickey Neto fez mestrado no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) conta que sempre sonhou fazer matemática pura, então tem buscado conhecer e participar de eventos. Ele ainda conta que quer voltar a estudar e ter a matemática como um hobby. 

“Eu já conhecia o IMPA, participei de alguns cursos e agora estou aqui para conhecer essa área de simplética. Foram muitas informações bacanas e palestrantes com alto nível de conhecimento. Foi desafiador, mas gosto de desafios.”

O evento acontece a cada dois anos no instituto, desde 2005. Participaram do workshop deste ano os pesquisadores: Miguel Abreu (Lisboa); Simon Allais (Paris); Umberto Hryniewicz(Aachen); Marcelo Atallah (Montreal); Michael Branderbursky, (Ben-Gurion); Mihai Damian; Oliver Edtmair (Berkeley); Brayan Ferreira (UFES); Viktor Ginzburg, Basak Gurel, (Flórida); Michael Hutchings (Berkeley); Marco Mazzucchelli (Lyon); Matthias Meiwes (Tel Aviv); Rohil Prasad (Berkeley); Egor Shelukhin e Zhengyi Zhou (AMSS – China).

Leia também: Imprensa destaca visita do presidente Lula ao IMPA Tech
Programa abre inscrições para Imersão Científica