Navegar

04/09/2023

Morre Ivan Kupka, um dos primeiros alunos do IMPA

Um dos primeiros alunos do IMPA, o matemático Ivan Kupka morreu. Sua tese foi uma das precursoras no instituto, em julho de 1964, sob a orientação de Maurício Matos Peixoto, fundador do IMPA, e teve repercussão internacional. 

O teorema desenvolvido pelo matemático na área de sistemas dinâmicos também contribuiu para estabelecer o IMPA com uma instituição de pesquisa de nível internacional.

Leia mais: OBMEP: Medalhista de ouro dá aulas particulares em Laje (BA)
Prêmio IMPA de Jornalismo recebe 186 inscrições
Folha: A história das primeiras professoras universitárias

Marcelo Viana, diretor-geral do IMPA, relembra a importância do trabalho. “Quando eu era estudante de doutorado, o teorema de Kupka-Smale era um dos primeiros e mais importantes que estudávamos, e ainda é ensinado hoje em dia nos nossos cursos de Sistemas Dinâmicos.”

Para Viana, o matemático foi uma de suas grandes inspirações. “Por ter sido um dos primeiros doutores formados no IMPA e pela repercussão de sua tese na área, Kupka era o exemplo vivo daquilo que nós também poderíamos alcançar como estudantes e, depois, pesquisadores. Isso foi uma importante fonte de inspiração e de motivação para muitos de nós.”

Kupka foi professor e depois professor emérito da Universidade Pierre e Marie Curie, atualmente Universidade Sorbonne. Também contribuiu de forma significativa para teoria de controle, geometria sub-riemmaniana, equações diferenciais parciais e outras áreas. Ele participou do 16º Colóquio Brasileiro de Matemática, em 1987, e realizou o curso de nível avançado Introdução à Teoria de Sistemas. O pesquisador morreu em abril.

Leia também: IMPA seleciona bolsista de pós-doutorado em matemática
Evento na Casa Firjan reúne dança, tecnologia e matemática