IMPA participa da 1ª edição da Etapa SigmaCamp no Brasil
O IMPA participa na próxima semana da Etapa SigmaCamp, programada para ocorrer no Brasil pela primeira vez, de 14 a 20 de janeiro. O programa científico, criado nos Estados Unidos, oferece uma imersão em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) a jovens entre 14 e 16 anos, selecionados por um rigoroso processo seletivo.
Realizado no Centro de Educação Etapa, em Valinhos (SP), o evento reunirá 60 estudantes de todo o país e oferecerá uma semana repleta de workshops, palestras, minicursos e outras atividades desafiadoras conduzidas por pesquisadores de renomadas instituições acadêmicas do Brasil e dos Estados Unidos.
Leia mais: Aluno com autismo e TDAH ganha ouro na OBMEP Mirim
Folha: Muitos animais são bons de matemática
Serrapilheira quer apoiar matemáticos com até R$ 700 mil
Esta edição do evento será marcada pela participação dos pesquisadores do IMPA Paulo Orenstein (Centro Pi) e Tiago Novello (Visgraf).
Orenstein vai ministrar a palestra “Cadeias e Códigos” e explicar como desenvolveu um algoritmo capaz de traduzir grafites misteriosos que apareceram no Rio de Janeiro. As imagens que foram decifradas foram desenvolvidas pela artista plástica Joana Lenz-Cesar.
Já Novello vai apresentar a palestra “Usando redes neurais para representar superfícies em computação gráfica”. O pesquisador vai abordar o problema de modelagem de superfícies através de conjuntos de níveis de redes neurais.
“Será a primeira vez que compartilharei detalhes sobre minha pesquisa com estudantes tão jovens e talentosos. Na apresentação, abordarei alguns dos projetos de pesquisa que estamos desenvolvendo aqui no laboratório Visgraf do Impa, focados no aprendizado de máquina em computação gráfica. Acredito que tais ingredientes possam despertar a curiosidade científica dos alunos, que é o principal objetivo do SigmaCamp”, disse Novelo.
Além do IMPA, participam pesquisadores da Ilum Escola de Ciência – CNPEM, Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Fundação Getúlio Vargas (FGV). Entre as instituições internacionais marcam presença as universidades de Stanford, Harvard, Massachusetts Institute of Technology (MIT), Stony Brook e Southern California (USC).
O SigmaCamp acontece desde 2012 nos Estados Unidos e busca inspirar centenas de estudantes na área de STEM. No Brasil, o evento pretende também aproximar a ciência de ponta da juventude.
Leia também: Começa o Curso de Verão 2024 do IMPA
IMPA lança 5ª edição de livro de Barry James