Navegar

06/10/2020

Maior hackathon da América Latina terá maratona de 48h

Gerar soluções para problemas da sociedade em 15 setores diferentes, tudo isso em apenas 48 horas. Esse é o desafio dos competidores do Hacking.Rio, o maior hackathon da América Latina, que acontece nos dias 10 e 11 de outubro. E ainda dá tempo de entrar nesta disputa. As inscrições são gratuitas e terminam nesta terça-feira (6). Os competidores terão acesso a mentorias e conteúdos educacionais para elaborar um Mínimo Produto Viável (MVP). O evento reunirá participantes de todos os países do mundo, incluindo pessoas que não têm grande familiaridade com o campo tecnológico. 

Em sua terceira edição, o Hacking.Rio será dividido em duas equipes Standards, para iniciantes, e Masters, para desenvolvedores, programadores, coders, designers, cientistas de dados e especialistas que entendem do assunto e são considerados os melhores do mercado. Nesta sexta-feira (9), os participantes vão conhecer o espaço virtual onde ficarão conectados durante o fim de semana.

Leia mais: Matemática é aliada no combate a futuras pandemias
Prêmio IMPA-SBM de Jornalismo tem recorde de inscrições
Tese de Andrés Chirre, do Impa, vence Prêmio CAPES 2020

Ao todo, serão 15 hackathons de diferentes setores acontecendo simultaneamente. Um dos destaques do evento é o Women in Tech, exclusivo para mulheres. Além de incentivar a participação feminina na competição, a categoria vai servir de banco de talentos para grandes empresas. 

Todos os participantes estarão em busca de soluções simples para desafios reais enfrentados pela sociedade, como nas áreas de educação, empregabilidade, energia, logística, sustentabilidade, turismo, varejo, entre outras. Cada cluster (computadores ligados que trabalham em conjunto) vai contar com ativadores, orientações de mentores técnicos, especialistas do respectivo segmento e uma banca avaliadora. 

Entre eles, estão especialistas como Vinicius Mesquita, Presidente do Sescoop RJ; a cientista de dados e colunista do MIT Technology Review, Ana Carolina da Hora; Thiago Cardoso, diretor do Web Summit On The Road; Edmour Saiani, Sócio fundador da Ponto de Referência; Duda Magalhães, Sócio e Presidente da Dream Factory e Vice Presidente da Dreamers Group; Fernanda Estrella, Diretora de marketing do Rock in Rio; Alfredo Soares, fundador da Xtech Commerce e autor dos livros Bora Vender e Bora Varejo.

Os desafios estão relacionados ao cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, como acesso a saneamento básico, redução da pobreza, fim da fome, energia para todos, equidade de gênero e educação e saúde. “Os ODS fazem parte de uma agenda global que tem 17 objetivos e 169 metas, que visam a construção de um mundo mais justo, próspero, sustentável e igualitário, até 2030. Esse é o mundo que precisamos construir juntos”, diz Lindália Junqueira, CEO e fundadora do Hacking.Rio

A equipe vencedora de cada um dos hackathons levará a premiação de R$ 5 mil. Os próprios participantes vão escolher o melhor mentor e melhor ativador. Ao final, as equipes vencedoras também concorrem ao Prêmio Master, em que cada integrante da melhor equipe do Hacking.Rio 2020 vai receber uma viagem para o Web Summit Lisboa, um dos principais eventos de tecnologia do mundo, previsto para dezembro deste ano, em Portugal. O anúncio acontece na terça-feira (13).

Leia também:Morre Vaughan Jones, Medalha Fields em 1990
Brasil tem melhor resultado da história na IMO