Navegar

20/08/2021

INCTMat e SBM promovem live sobre artigos científicos

A elaboração de artigos científicos é o tema da 4ª mesa redonda do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCTMat), que acontece na próxima quarta-feira (25), às 17h15. A atividade é desenvolvida pelo INCTMat, em parceria com a  Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e com apoio do IMPA.  O encontro vai ser transmitido pelo Zoom e ficará disponível no canal de YouTube da SBM. Dúvidas sobre inscrições podem ser enviadas para inctmat@impa.br.

A mesa redonda faz parte da série “Matemática como Profissão”, que visa proporcionar atividades de desenvolvimento profissional dedicadas à comunidade matemática. Esta edição terá participantes de peso: os pesquisadores Bernardo Borges, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), María Amelia Salazar, da Universidade Federal Fluminense (UFF), e Tiago Pereira, da Universidade de São Paulo (USP-São Carlos) debaterão aspectos da produção de artigos científicos. Já a mediação será feita por Carolina Araujo, pesquisadora do IMPA. 

Leia mais: Matemática na Temática do Mar: Nachbin comemora sucesso
No Livro Histórias Inspiradoras da OBMEP: Eralcilene Terézio
Ao Globo, Adam Kucharski diz que vacina não conterá Delta

“Escrever artigos científicos é uma das tarefas principais de uma matemática ou matemático que trabalha com pesquisa científica. É importante fazê-lo bem, então nesta mesa redonda os convidados vão falar de suas experiências na tarefa de elaboração de artigos científicos, discutindo as etapas da preparação de um artigo, dicas e regras que seguem para a estrutura do texto”, aponta Araujo.

Esta atividade conjunta do INCTMat com a SBM oferece uma excelente oportunidade para somar esforços, dando sequência à série de atividades do INCTMat sobre desenvolvimento profissional. A série foi iniciada em 6 de novembro de 2020, quando o primeiro encontro tratou da elaboração de projetos de pesquisa. O vídeo está disponível no YouTube do instituto. Já o segundo encontro, em 9 de dezembro do ano passado, foi sobre a avaliação de projetos de pesquisa e também está disponível no mesmo canal. O terceiro encontro, por sua vez, debateu o impacto da pandemia da Covid-19 na vida dos cientistas brasileiros. 

O INCTMat promove a consolidação da matemática brasileira tanto em centros já estabelecidos quanto nos mais recentes que se espalham pelo Brasil. A organização é coordenada por Jacob Palis (IMPA) e pelo vice-coordenador Lorenzo Diaz (Puc-Rio), e mantém grupos de pesquisa em 21 centros de desenvolvimento com o intuito de expandir as fronteiras na pesquisa científica, incentivando a formação de novos matemáticos.

As inscrições e distribuição de senha para a mesa redonda podem ser feitas através da página do INCTMat.

Leia também: Ciclo de palestras do IMPA vai mostrar fascínio da matemática
Na Folha de S.Paulo, Marcelo Viana fala da Plimpton 322