Navegar

11/03/2022

IMU anuncia mudança do ICM 2022 para formato virtual

Por decisão da União Matemática Internacional (IMU, na sigla em inglês), o Congresso Internacional de Matemáticos 2022 (ICM 2022), que seria realizado de 6 a 14 de julho em São Petersburgo, na Rússia, vai ocorrer de forma virtual com acesso gratuito aos participantes. O anúncio foi feito pelo comitê executivo IMU na semana passada, diante da guerra entre Rússia e Ucrânia.

O comunicado publicado no site informa ainda que a 19ª Assembleia Geral da IMU, que aconteceria entre os dias 3 e 4 de julho de 2022 na mesma cidade, permanecerá de forma presencial, mas será transferida para Helsinque, na Finlândia. Tanto a Assembleia Geral quanto o ICM não terão datas alteradas. A cerimônia de entrega de prêmios como as Medalhas Fields, o Prémio Gauss, a Medalha Chern, o Prémio Leelavati e a Emmy Noether Lecture será realizada em 5 de julho no mesmo local da Assembleia Geral. 

Leia mais: IMPA lamenta morte de Yuliia Zdanovska, medalhista da EGMO
Pós-graduação do IMPA será tema de live na terça-feira (15)
Modelo do IMPA prevê surtos de dengue com 80% de acerto

A IMU destacou o trabalho da equipe russa para realizar com sucesso o ICM 2022, mas que a situação mudou drasticamente nas últimas semanas e as ações da Rússia tornaram impossível a realização de um evento presencial no país neste momento. A entidade condenou fortemente as ações do país e prestou solidariedade aos colegas e à população ucraniana. A nota diz ainda que o adiamento ou o cancelamento dos dois eventos chegou a ser cogitado, mas as hipóteses foram descartadas.

A escolha de São Petersburgo como sede dos dois eventos foi tomada durante a Assembleia Geral da IMU realizada em São Paulo, em 2018. Na ocasião, o Rio de Janeiro sediava a última edição do ICM, durante o Biênio da Matemática no Brasil.

Entre os participantes do ICM 2022, está o diretor-adjunto do IMPA e coordenador-geral da OBMEP, Claudio Landim, como palestrante do painel  “Inovação e Novas Formas de Popularização da Matemática”, que integra a seção “Educação matemática e popularização da matemática”. Além dele, o francês Hubert Lacoin, pesquisador do IMPA, também vai representar o instituto no evento, como palestrante convidado na seção “Probabilidade”. 

O comunicado oficial do comitê executivo da IMU está disponível neste link. As atualizações sobre a realização dos dois eventos serão publicadas no site oficial da IMU.

Leia também: IMPA seleciona profissional para vaga de especialista em TI
IMPA seleciona profissional para vaga de analista administrativo