Navegar

14/08/2023

IMPA realiza workshop de Dinâmica Conservativa

Estudantes e pesquisadores se reúnem no IMPA até sexta-feira (18) para mais uma edição do Workshop de Dinâmica Conservativa e Geometria Simplética. O evento, que acontece a cada dois anos no instituto, desde 2005, conta com 16 palestras distribuídas ao longo de cinco dias. O evento disponibiliza ainda tempo para discussões informais entre os participantes. 

O pesquisador do IMPA Leonardo Macarini, um dos organizadores do encontro, conta que a área de pesquisa ainda era pouco explorada, principalmente no Brasil, quando o evento foi lançado. Para ele, há grande perspectiva de crescimento de pesquisadores na área. 

Leia mais: IMPA Portas Abertas acontece em 20 de setembro
Presidente Lula visita obras do IMPA Tech
Prêmio IMPA distribuirá R$ 36 mil para vencedores

“O workshop tem quase 20 anos e quando começou, a área de Dinâmica Conservativa Simplética era incipiente, praticamente não tinha ninguém. E vemos um crescimento de pesquisadores na área, uma representatividade e acredito que o workshop também contribuiu para isso. Hoje, ver o auditório e a participação dos alunos é ótimo”, destacou Macarini. 

Doutor pelo IMPA Alejandro Vicente também esteve presente no evento. Para ele, a ideia de poder trocar ideias sobre a área com pessoas de diferentes países é uma oportunidade excelente.

“O evento é muito bom, são muitas pessoas e também pesquisadores do topo da área que estão aqui para dar palestras e trocar experiências.”

O pesquisador Umberto Hryniewicz (Aachen) foi um dos palestrantes desta segunda-feira (14). Com o tema “Quantitative refinements of various conjectures in 3D Reeb dynamics, and some results”, ele abordou a Conjectura de Weinsteins e defendeu o estudo de problemas mais concretos na área, que vão além da existência de órbitas periódicas.

Para João Caminada, pesquisador da Uerj e ex-aluno de Umberto, o pesquisador prefere investigar problemas mais refinados.  

“Você solta um corpo em uma órbita. Será que ele voltará para o mesmo ponto depois de um certo tempo? Não sabemos dizer em geral, sabemos apenas que em dimensão 3, sim. Em uma conjectura, onde temos exemplos que são exatamente duas ou infinitas variedades, essa é uma pergunta em aberto que tem suscitado em diversas perguntas. O Umberto faz uma crítica a esses projetos de pesquisas porque considera que seja uma pergunta muito genérica e destaca ser mais interessante trabalhar com coisas mais concretas.”

Também participam do workshop deste ano os pesquisadores: Miguel Abreu (Lisboa); Simon Allais (Paris); Marcelo Atallah (Montreal); Michael Branderbursky, (Ben-Gurion); Mihai Damian; Oliver Edtmair (Berkeley); Brayan Ferreira (UFES); Viktor Ginzburg, Basak Gurel, (Flórida); Michael Hutchings (Berkeley); Marco Mazzucchelli (Lyon); Matthias Meiwes (Tel Aviv); Rohil Prasad (Berkeley); Egor Shelukhin e Zhengyi Zhou (AMSS – China).


Os principais tópicos abordados ao longo do encontro são: Topologia Simplética com aplicações à Dinâmica Hamiltoniana, Geometria de Contato, Dinâmica de Sistemas Lagrangianos e Twist Maps, Sistemas Integráveis, teoria de Aubry-Mather, entre outros.

Leia mais: IMPA abre processo seletivo para analista administrativo
Na Folha, Viana fala sobre a origem da matemática