Navegar

04/05/2023

Encontro Mulheres Matemáticas do IMPA: inscrições até 9 de maio

Para celebrar o Dia Internacional das Mulheres na Matemática, lembrado em 12 de maio, as alunas do IMPA promovem o 3º Encontro Mulheres Matemáticas do IMPA (EMMI). Neste ano, as atividades ocorrem no formato presencial e também online, através da plataforma Zoom. O evento está com inscrições abertas até 9 de maio. 

Em um cenário no qual as mulheres representam cerca 30% dos cientistas do mundo, discutir os desafios das mulheres na academia torna-se cada vez mais importante. Pensando nisso, o 3º EMMI vai abordar experiências como a conciliação de carreira e maternidade, a lacuna de gênero na matemática, entre outros assuntos. 

Leia mais:GADEPs: equações diferenciais são tema de evento na China
Folha: Viana explora referências matemáticas na literatura
No IMPA, é descoberto maior avanço no Teorema de Ramsey

Crislaine Kuster,
aluna de doutorado do IMPA e integrante do Comitê Organizador do evento, destaca que o encontro será também uma oportunidade de integração. “Geralmente, o que acontece é que as alunas acabam sendo a única mulher em suas linhas de pesquisa e acabam ficando isoladas. Este evento é legal porque permite a troca de ideias e experiências e possibilita uma integração.” 

A programação conta com as palestrantes: Fátima Erthal (UFRJ); Carin Kalaza (UFF), Letícia Oliveira (UFF), Manuela Souza (UFBA) e Christina Brech (IME-USP). As pesquisadoras do IMPA Carolina Araujo e Luna Lomonaco também participam do encontro. A programação está disponível neste link.

Uma homenagem à Maryam Mirzakhani

O Dia Internacional das Mulheres na Matemática, comemorado em 12 de maio, homenageia a iraniana Maryam Mirzakhani (1977-2017), que se tornou a primeira mulher a receber a medalha Fields, em 2014. 

No IMPA, o público participante do 3º EMMI poderá conferir ainda a exposição “Remember Maryam Mirzakhani”, que conta a trajetória da pesquisadora. Inaugurada em 14 de março, no Dia Internacional da Matemática, a mostra reúne 18 painéis com fotografias, declarações e outras imagens da vida privada e profissional da matemática. As peças estão expostas no corredor do terceiro andar do IMPA.

Maryam foi professora da Universidade de Stanford (EUA) e uma das maiores especialistas em geometria e sistemas dinâmicos. Ela faleceu aos 40 anos em decorrência de um câncer. O 12 de maio, aniversário da pesquisadora, foi escolhido para celebrar a presença da mulher na matemática. Para comemorar a data, institutos em diversos países organizam atividades voltadas para a temática feminina. 

Leia também: Inscrições para bolsas de IC do INCTMat vão até 31 de maio
Abertas as inscrições para 2ª Olimpíada Mirim-OBMEP