Navegar

04/12/2019

IMPA promove seminário Escola de Geometria de Poisson

Alunos e pesquisadores reunidos no IMPA

O seminário Escola de Geometria de Poisson (School of Poisson Geometry) começou na segunda-feira (4) e vai até a próxima sexta-feira (6) no IMPA. Dividido em três módulos (Introdução à Geometria de Poisson; Geometria de Poisson e Física Matemática e Algebróides de Lie), o evento é coordenado por Henrique Bursztyn (IMPA), Maria Amelia Salazar (UFF) e Daniele Sepe (UFF).

“A importância deste evento é que ele é feito para alunos de pós-graduação ou doutorado que estão interessados no tópico de Geometria de Poisson. Estamos oferecendo o básico da área para que eles possam acompanhar a Conferência Internacional em Geometria de Poisson, que vai ser realizada na semana que vem”, comenta Henrique Bursztyn. 

Leia também: Como funciona a bitcoin? Veja na coluna de Marcelo Viana
OBMEP divulga premiados entre 18 milhões de participantes
Visgraf participa da 5ª edição do VFXRio na Casa Firjan

O seminário conta com palestras de Igor Mencattini (ICMC-USP), Matias L. del Hoyo (UFF), Thiago Drummond (UFRJ), Paula Balseiro (UFF), Olivier Brahic (UFPR) e Alejandro Cabrera (UFRJ). A programação completa está no site. E ainda é possível fazer inscrição para participar presencialmente.

Professor Alejandro Cabrera durante apresentação

O professor e pesquisador da UFRJ, Alejandro Cabrebra, acredita que as atividades aproximam “temas muito restritos dos alunos de mestrado e doutorados de outras instituições. Além disso, o fato de acontecerem aqui no IMPA reforçam a tradição da pesquisa.” 

Para Bursztyn, a geometria simplética está em expansão em todo o mundo e, no Brasil, o campo registrou progressos significativos nos últimos anos. O pesquisador destaca que a área tem atraído mais alunos porque “dialoga com outros campos matemáticos. Mesmo quem não é especialista no tema, em si, pode se beneficiar aprendendo algo que se relaciona com pontos da matemática que as pessoas já estudam.”

A Conferência Internacional em Geometria de Poisson começa na segunda-feira (9) e vai reunir durante uma semana no IMPA especialistas brasileiros e internacionais. O evento marca o encerramento do semestre temático (Programa em Geometria Simplética e de Poisson 2019”) que teve início com o “Workshop Sobre Dinâmica Conservadora e Geometria Simplética”, em agosto. 

Leia também: ‘Research in Options’ reúne especialistas em finanças
IMPA recebe workshop “Mirror Simmetry in Higher Genus”