Navegar

28/09/2023

IMPA participa da Rio Innovation Week

O IMPA Tech, a primeira graduação do IMPA, será tema de um painel no Rio Innovation Week, um dos principais eventos de negócios e tecnologia da América Latina. De 3 a 6 de outubro, o Píer Mauá, na zona portuária do Rio de Janeiro, vai receber palestras, expositores e mesas redondas. A apresentação sobre a graduação será no primeiro dia de evento, às 11h, no Palco Ciência.

Com o tema “IMPA Tech – Matemática para a Inovação”, o painel reunirá o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, o cientista de projetos do instituto Lucas Nissenbaum e o sócio da Visagio, Thales Miranda. A graduação do IMPA começa ano que vem e irá formar profissionais capacitados para o mercado da tecnologia e inovação. O curso terá um ciclo básico de quatro períodos, e em seguida os estudantes poderão optar por uma das quatro ênfases: Matemática, Ciência de Dados, Ciência da Computação e Física. Em parceria com a Prefeitura do Rio, a graduação será oferecida no  Porto Maravalley, hub de tecnologia na região portuária da cidade. 

Leia mais: Folha: História das primeiras brasileiras na matemática
Inscrições abertas para o 1º Encontro do PROFMAT
‘Matemática me gerou muitas coisas boas’, diz doutorando

“A participação do IMPA na RIW, que remonta à primeira edição do certame, torna-se ainda mais relevante agora no contexto da criação da nossa graduação, o IMPA Tech, que vai aproximar o instituto ainda mais dos ambientes de inovação”, destacou Viana. 

Além da mesa redonda, o IMPA estará no estande do NIT (Núcleo de Inovação Tecnológica das Unidades de Pesquisa), onde o público poderá conhecer os projetos desenvolvidos pelo instituto. 

Com debates como “Uso objetivo da inteligência Artificial”, “As tecnologias de energias renováveis e o desenvolvimento sustentável”, “Como a tecnologia está impactando (ou revolucionando) o mercado de educação”, a programação conta com mais de 30 conferências e 1,8 mil palestrantes. O Rio Innovation Week também terá exposições e workshops ao longo de toda a semana. O evento será no Píer Mauá e os ingressos estão disponíveis no site

No ano passado, na segunda edição do evento, Nissenbaum apresentou uma palestra sobre um dos projetos desenvolvidos pelo Centro Pi (Centro de Projetos e Inovação IMPA). Com o tema “Colaborações acadêmicos-industriais: hashing”, a apresentação abordou um trabalho realizado em conjunto com o grupo Globo. O objetivo do projeto era aprimorar a recomendação de títulos de filmes e séries disponibilizados pela emissora. Para isso, o grupo de pesquisadores do Centro Pi desenvolveu algoritmos de machine learning para extrair palavras-chaves capazes de caracterizar cada um dos títulos e agrupar obras com conteúdo “semelhante”.

Leia também:  IMPA está com vagas para pesquisador e pós-doutor
 Youtube do Portal da OBMEP bate 23 milhões de visualizações