Navegar

24/04/2019

'IMPA Portas Abertas' será realizado nos dias 25 e 26

A 1ª edição do “IMPA de Portas Abertas”, programa de visitantes criado para compartilhar as maravilhas da Matemática e divulgar o trabalho realizado em uma área fundamental ao desenvolvimento do país, já tem novas datas: 25 e 26 abril. Previsto inicialmente para o início do mês, ele foi adiado em razão das fortes chuvas ocorridas no Rio de Janeiro. 

O programa é destinado a estudantes e professores do Ensino Fundamental e demais interessados em conhecer o IMPA, que produz trabalhos de excelência internacional, é casa de pesquisadores renomados, entre eles o Medalha Fields Artur Avila, e possui relevante papel na formação de professores e na disseminação da Matemática. Além disso, realiza a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), maior competição científica do país.

Leia também: Prêmio IMPA-SBM de Jornalismo 2019 abre inscrições
IMPA terá quatro parceiros para treinamentos olímpicos
Brasil conquista ouro inédito em olimpíada de Matemática

Diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana destaca a importância da iniciativa: “O ‘Portas Abertas’ é mais uma iniciativa do IMPA para aproximar o instituto e a Matemática de toda a sociedade e promover a disseminação da cultura científica. Ele organiza e integra, ao funcionamento regular da casa, atividades que temos oferecido nos últimos anos de forma esporádica, sempre com excelente receptividade”.

As atividades serão realizadas das 9h às 13h, na sede do instituto, um prédio de quatro andares situado a poucos minutos do Jardim Botânico e da Floresta da Tijuca, na Estrada Dona Castorina, 110.

A programação prevê um bate-papo de boas-vindas com o diretor-geral do IMPA e com o diretor-adjunto, Claudio Landim, atividades lúdicas, como oficinas de origami e jogos, palestras com os pesquisadores Diego Nehab (computação gráfica), Harold Rosenberg (geometria diferencial), Hermano Frid (análise e equações diferenciais parciais) e Vinícius Gripp (geometria simplética) e sessões de cineclube. 

Se você ficou interessado no “IMPA de Portas Abertas”, entre em contato pelo e-mail ccd@impa.br. A participação está sujeita à disponibilidade de vagas.

Leia também: Blog Ciência & Matemática: por que é boa ideia ser matemático?
Em Belém, a Matemática é ensinada até na Câmara