Navegar

11 de junho de 2019, 11:28h

IMPA abre nova chamada pública de bolsas de pesquisa

O IMPA abriu a chamada pública 03/2019 para selecionar até dois bolsistas que atuarão no Programa de Capacitação Institucional (PCI), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O prazo de inscrição se encerra em 16 de junho (domingo).

A chamada visa apoiar pesquisas nas áreas de probabilidade e sistemas dinâmicos e temas correlatos, por meio de Bolsa PCI na modalidade D, nível B.

Leia também: Prêmio IMPA-SBM de Jornalismo 2019 abre inscrições
Livro de Paulo Ney vira história transformadora em Berkeley
A matemática sem fronteiras do senegalês Khadim War

No IMPA, os selecionados receberão bolsa no valor de R$ 4.160 para trabalhar em dois projetos de pesquisa: Meta-estabilidade do condensado no modelo de alcance nulo; e Teoria ergódica e topológica dos expoentes de Lyapunov. Informações sobre cada tema e perfil dos bolsistas podem ser consultadas no Anexo 1.  

Para se candidatar à bolsa é necessário ser brasileiro ou estrangeiro residente, em situação regular no país; ter o currículo cadastrado na Plataforma Lattes, atualizado até a data limite de submissão da candidatura; e ter perfil e experiência adequados à categoria/nível de bolsa em questão, conforme anexo I da RN 026/2018. Será aceita uma única inscrição por proponente para cada um dos projetos listados no Anexo 1.

Matriculados em cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado) são inelegíveis, assim como aposentados pelo IMPA ou pessoas que já tiveram vínculo empregatício direto ou indireto com a instituição. 

Para se inscrever, o candidato deve preencher o formulário disponível aqui e enviá-lo, com o Currículo Lattes atualizado, em formato PDF, para o e-mail pci@impa.br. Não serão aceitas submissões enviadas fora do prazo.

As candidaturas serão analisadas com base em três critérios: experiência prévia do candidato em projetos científicos, tecnológicos ou de inovação na área de pesquisa selecionada; adequação do perfil do candidato ao projeto a ser apoiado; alinhamento do histórico acadêmico e profissional do candidato às competências e atividades exigidas à execução do projeto.
 
O resultado da avaliação será divulgado no site do IMPA, na área reservada ao PCI. Informações adicionais podem ser obtidas, em dias úteis, das 8h às 17h, pelo endereço eletrônico pci@impa.br

Leia também: Mindfulness ensina gestão de emoções e autoconhecimento
Programa OBMEP na Escola está com as inscrições abertas