Navegar

19/01/2018

Gregory Margulis: Barrado pela Guerra Fria

Gregory Margulis nasceu em Moscou, na antiga União Soviética, em 1946. Cursou Matemática na Universidade de Moscou e concluiu o doutorado na mesma instituição em 1970.

Ganhou notoriedade por seu trabalho sobre a Teoria dos Grupos de Lie. Em conjunto com o também soviético David Kazhdan produziu o Teorema Kazhdan-Margulis, mas foi a partir de 1975 que seu Teorema de Superrigidez, chamou a atenção da comunidade matemática.

Leia também: Questão matemática esperou mais de 300 anos por solução
Conheça os requisitos essenciais para ingressar no IMPA
ICM 2018 lança canal no YouTube com vídeo de boas-vindas

Em 1978, no auge da Guerra Fria, foi premiado com a Medalha Fields no 18º  Congresso Internacional de Matemático, em Helsinque (Finlândia), mas teve o visto de saída negado pelas autoridades soviéticas e não pôde comparecer ao evento pessoalmente.

De origem judaica, Margulis tinha “inimigos íntimos”, como o matemático soviético Lev Pontryagin. Acusado de antisemitismo, Pontryagin era membro do comitê executivo da União Internacional de Matemática (IMU) na época e foi contrário à escolha do conterrâneo para o prêmio.

No ano seguinte, Margulis finalmente colocou as mãos em sua Medalha Fields, após receber autorização do governo para deixar o país por um período de três meses, quando visitou a Universidade de Bonn (Alemanha).  

Em 1990, o matemático imigrou para os Estados Unidos, onde transitou como pesquisador por importantes instituições de ensino como Harvard, Princeton, até ser nomeado para um cargo na Universidade de Yale, onde permanece ainda hoje como professor de Matemática do Erastus L. De Forest.

Eleito membro da Academia Nacional de Ciências dos Estados em 2001, ainda recebeu o Prêmio Wolf, em 2005, por suas contribuições à matemática.

Leia também: PAPMEM, workshop e Programa de Verão movimentam o IMPA
Pedidos de auxílio para ICM 2018 prorrogados até 5 de fevereiro
IMPA e SBM lançam documento sobre a Matemática no Brasil