Navegar

03/08/2020

Ex-professor do IMPA, Djalma Galvão morre aos 79 anos

O professor Djalma Galvão Carneiro Pessoa morreu no último sábado (1), aos 79 anos. Djalma, que lecionou no IMPA, atuava desde 1997 como consultor do IBGE, em atividades voltadas para o desenvolvimento e aplicação de metodologias estatísticas, ao ensino e à pesquisa. 

Graduado em engenharia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 1963, Djalma se aprofundou na carreira matemática durante o mestrado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica, onde chegou a trabalhar como professor do Departamento de Matemática. Pela Universidade da Califórnia (Berkeley), sob orientação de Peter Bickel, tornou-se um dos primeiros doutores em estatística a ter formação fora do país. 

Leia mais: Imbuzeiro fala sobre cientista ‘de verdade’ no Estadão
É preciso refletir sobre o envio de dados, alerta Hallison Paz
Coluna de política da Folha abre espaço para matemática

Ao retornar ao Brasil, teve outra breve passagem pelo ITA, mas logo ingressou como professor no IMPA a partir da segunda metade dos anos 1970. Onde contribuiu com a formação e orientação de alunos até 1986.  

Djalma foi o líder do grupo que fundou a Associação Brasileira de Estatística (ABE) e presidiu a diretoria responsável pela instalação da associação, entre 1984 e 1986, dando respaldo científico à instituição. O professor também participou da criação do Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística (SINAPE) e contribuiu para a implementação de vários programas de pós-graduação na área. 

Em 1987, assumiu o cargo de diretor na Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), do IBGE. Cinco anos depois, tornou-se diretor de planejamento e coordenação do Instituto. Mesmo após a aposentadoria, continuou atuando na instituição como consultor e recebeu o Prêmio ABE pela relevância de seu trabalho. 

O corpo do pesquisador foi cremado no domingo (2), no Rio de Janeiro. 

Leia também: Quem foram os primeiros humanos das Américas?
As lições de geometria do isolamento social