Navegar

15/05/2020

Em live, Viana dá panorama histórico dos sistemas dinâmicos

“Uma das coisas mais fascinantes da matemática é sua capacidade de ser universal”, disse Marcelo Viana, no início da live “Matemática, Astronomia e Pandemia” realizada pelo Observatório Nacional, nesta quinta-feira (14). Na transmissão, o diretor-geral do IMPA conversou com Fernando Roig, pesquisador do observatório, sobre a história dos sistemas dinâmicos e suas aplicações na epidemiologia e na astronomia. O debate integra o projeto “Grandes Encontros”, série de lives promovidas pelo Observatório Nacional com o objetivo de popularizar a ciência.

O episódio histórico do aniversário do Rei Óscar II (1829-1907) – à época Rei da Suécia e da Noruega -, que resultou no surgimento da área de sistemas dinâmicos, foi o principal tema da apresentação de Viana. Para celebrar seus 60 anos, o monarca decidiu, possivelmente por sugestão do matemático sueco Mittag-Leffler (1846-1927), realizar um prêmio matemático para uma descoberta importante no domínio da análise matemática superior. “Que eu saiba é caso único na história de um governante comemorar seu aniversário por meio de um prêmio científico”, brincou o diretor-geral do IMPA. 

Leia também: 
Marilda Sotomayor é eleita para a Academia Americana de Ciências
Lives e webinar da Semana da Matemática estão no YouTube
IMPA ganha prêmio de inovações tecnológicas

O matemático francês Henri Poincaré (1854-1912) foi o grande vencedor, contribuindo para o problema das equações das leis de gravitação de Isaac Newton. “Ele introduziu um ponto de vista completamente novo, com métodos e ideias originais”, pontuou Viana. “Na década seguinte, Poincaré se dedicou a expandir este artigo publicando um tratado em três volumes chamado “Métodos Novos da Mecânica Celeste”, considerado a obra fundadora da área de sistemas dinâmicos. 

“De certa forma, podemos dizer que se hoje a gente consegue modelar a pandemia da Covid-19 é porque alguém no século XIX se perguntou como os planetas se moviam ao redor do sol”, comentou Roig. O pesquisador explicou três exemplos de aplicações dos sistemas dinâmicos na astronomia. “Uma das grandes virtudes de qualquer modelo dinâmico é sua capacidade de prever coisas. Em particular, o problema restrito de três corpos permite descrever muitos fenômenos que ocorrem no sistema solar. ”

Confira a live: 

Leia também: Walner Mendonça defende tese sobre teoria de Ramsey
Na Folha, Marcelo Viana explica de que é feito o mundo