Da sala de chá às quadras: atividades engajam estudantes
A segunda-feira dos alunos do IMPA é agitada: desde salas de aula cheias, em que exercitam a mente, até as quadras esportivas movimentadas. O vôlei e o futebol, tradicionalmente promovidos pelo IMPA, engajam, além de quase 30 alunos, parte dos funcionários do instituto. Este ano, a Associação de Pós-graduandos (APG) começou a organizar outras atividades de integração, como cinema, jogos e apresentações científicas.
Frederico Rossetto Bianchini, de 25 anos, chegou ao IMPA em agosto de 2020 e teve aulas à distância no mestrado. Atual membro da APG e aluno de doutorado, ele explica que ter vivenciado a pós-graduação durante a pandemia foi uma das motivações para participar dos eventos como o vôlei, ao lado de outros 12 estudantes.
Leia mais: Folha: “Na literatura, matemática é arma de sedução”
Brasil conquista duas medalhas de bronze na EGMO 2023
IMPA abre chamada pública para bolsa de pesquisa PCI
“Senti falta de conviver com os colegas e de ter atividades além das aulas. A minha turma do mestrado não teve essa vivência muito próxima. Esse ano nós fizemos as boas-vindas para os ingressantes, com a ideia de integrar os alunos novos na comunidade do IMPA.”
No início do período letivo, a APG fez um churrasco de boas-vindas no IMPA, com mais de 90 alunos, e um piquenique no Parque Lage.
A aluna Marina Sayuri, de 23 anos, começou o mestrado este ano e conheceu parte da sua turma durante o piquenique. De Curitiba (PR), ela considera as atividades importantes para a integração com os colegas.
“Foi um momento de descontração em que pudemos conhecer os colegas de turma e veteranos! A melhor atividade, para mim, foi o programa de apadrinhamento, no qual a cada um de nós foi designado um veterano para nos orientar com dicas e apresentar o IMPA e a vivência no Rio de Janeiro, de forma geral, já que muitos de nós viemos de fora do Rio.”
Às quartas, os alunos participam de mais uma atividade de lazer, o Cine Möbius, com a exibição de um filme no auditório, às 18h30. Já às quintas, é o dia da Noite de Jogos, às 19h, realizada na Sala de Chá.
Outra atividade fixa é o Colóquio dos Alunos, que acontece quinzenalmente às sextas-feiras, 15h30.
“O colóquio é um espaço para conhecer a pesquisa dos colegas, mas também praticar a apresentação de trabalhos científicos. É muito importante porque é universal que falar em público é difícil. Então, quando as pessoas começam a praticar isso, a cada apresentação, fica mais fácil”, concluiu Frederico.
Leia também: Folhinha estreia desafios de lógica em parceria com o IMPA
IMPA é homenageado com medalha Pedro Ernesto