Navegar

15/02/2024

Confira produções sobre ciência e matemática

Filmes e séries podem deixar o aprendizado mais descontraído sobre diversos assuntos. E a matemática e a ciência ganham cada vez mais espaço em produções, seja com histórias baseadas em fatos reais, ficções ou documentários. 

Trajetórias inspiradoras, como a de um matemático indiano e de uma xadrezista ugandesa, e um spin-off de uma série premiada fazem parte da nossa seleção.

Confira!

  • O Homem que Viu o Infinito

Srinivāsa Ramanujan (1887-1920) pode ser uma personalidade pouco conhecida para quem não estuda matemática, mas este indiano pobre e sem estudos, foi responsável por revoluções na matemática abstrata, fazendo avanços consideráveis nas frações continuadas e nas séries infinitas. 

O filme “O Homem que viu o Infinito” conta a história de amizade e aprendizado entre Ramanujan e seu mentor, o excêntrico professor GH Hardy. Impressionado com as teses enviadas pelo jovem autodidata indiano, Hardy traz Ramanujan para o Trinity College, de Cambridge, em 1913. O choque cultural e o preconceito são barreiras enfrentadas por ele no caminho para provar suas teorias.

O filme pode ser visto na Amazon Prime Video ou alugado no YouTube.

  • Rainha de Katwe

Disponível no Disney+ e baseado em uma história real, “Rainha de Katwe” apresenta a trajetória de Phiona Mutesi, de 14 anos, no xadrez. A jovem de Uganda encantou o mundo ao se destacar nas Olimpíadas de Xadrez, em 2010. Com o desempenho ela se tornou uma Candidata a Mestre, título concedido para enxadristas que façam mais de 2200 pontos no rating da Federação Internacional de Xadrez.

Órfã de pai e moradora de uma região bem pobre, ela foi obrigada a largar a escola por falta de dinheiro. O filme mostra a luta de Mutesi (Madina Nalwanga) para alcançar o objetivo de se tornar uma das melhores jogadoras de xadrez do mundo.

Leia mais: Folha: O Problema do Caixeiro-Viajante
Curso de Verão atrai quase 60 alunos estrangeiros
O Globo destaca currículo inovador do IMPA Tech

  • A Era dos Dados

O documentário do Netflix “A Era dos Dados” traz informações sobre ciência e tecnologia em seis episódios. Cada um deles aborda um tema que embora pareça não ter qualquer ligação, acabam se relacionando.

O jornalista científico Latif Nasser tenta mostrar que o mundo está mais conectado do que imaginamos, e também explicar a forma que essas conexões estão presentes em nosso cotidiano por meio de coisas que ignoramos como por exemplo, a poeira.

  • Interestelar

Embora seja uma ficção científica, “Interestelar” é uma produção elogiada pela forma que trata as leis da física e questões relacionadas à astronomia.

No filme, após a Terra esgotar suas reservas naturais, um grupo de astronautas liderados por Cooper (Matthew McConaughey) tem a missão de achar planetas possíveis para receberem a população mundial. A partir disso, eles desbravam o espaço em uma aventura que trata sobre espaço, tempo, teoria da relatividade e outros assuntos científicos.

O filme pode ser encontrado na HBO Max, na Amazon Prime Video ou na Apple TV.

  • Young Sheldon

A série “Young Sheldon” é um spin-off da premiada “The Big Bang Theory”, que revolucionou ao tratar temas científicos com humor. A história acompanha o jovem Sheldon Cooper, de 9 anos, que pula alguns anos em sua escola, no Texas, graças a sua inteligência. 

Sendo um garoto superdotado, ele acaba surpreendendo a todos, desde seus professores até familiares, que não sabem muito bem como lidar com o rapaz e suas questões. A série está disponível na Netflix.

Leia mais: IMPA recebe inscrições para o Prolímpico até 22 de fevereiro
Estão abertas as inscrições para a 19ª OBMEP 2024